sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Demora e má conduta dos motoristas são principais queixas em São Paulo


ônibus
Ônibus em São Paulo. Demora e conduta dos motoristas ainda são os principais pontos de insatisfação dos passageiros. Foto: Adamo Bazani
Demora dos ônibus é o pior problema no sistema da Capital
SPTrans registrou mais de 120 mil reclamações em 2013, número 15% inferior que no ano retrasado
As faltas de prioridade ao transporte coletivo no espaço urbano e da organização operacional pelas empresas e poder público ainda são sentidas na pele pelos passageiros de ônibus na Capital Paulista.
Enfrentando trânsito, com uma pouca rede de corredores exclusivos, e com um sistema que ainda preza pelo corte de viagens para aumentar a lucratividade das companhias de ônibus com apoio do poder público, a demora entre um coletivo e outro é o maior problema na cidade, de acordo com levantamento feito pela SPTrans – São Paulo Transporte, autarquia que gerencia os serviços na capital paulista.
Em 2013, foram aproximadamente 1 mil 200 reclamações registradas pela SPTrans.
A conduta dos motoristas, ao não pararem nos pontos e dirigirem de forma perigosa também está entre as principais queixas dos passageiros:
- DEMORA ENTRE UM ÔNIBUS E OUTRO NUMA MESMA LINHA: 33% das reclamações.
- MOTORISTAS QUE NÃO PARAM NOS PONTOS QUANDO SOLICITADOS PELOS PASSAGEIROS: 20% das reclamações
- CONDUÇÃO PERIGOSA DOS ÔNIBUS: 10% das reclamações
O número de reclamações em 2013 é 15% inferior a 2012.
De acordo com o poder público, são realizadas ações de fiscalização para melhorar os serviços e a implantação de espaços exclusivos, como faixas e corredores, dará mais regularidade aos ônibus, fazendo com que o tempo de espera possa diminuir, sem a necessidade de ampliação significativa da frota. A reorganização das linhas, ainda segundo o poder público, é outra ferramenta para deixa o serviço mais confiável.


Fonte: ,por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas