sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Licitação de transporte coletivo municipal de entra em fase final


A primeira parte da tão esperada licitação do transporte coletivo de Cotia está em fase final. Foi o que informou o secretário de Transporte e Trânsito, por telefone ao cotiatododia. Os envelopes das empresas concorrentes  já foram abertos.
A licitação para o transporte coletivo vem sendo discutida desde 2009
O secretário não revelou quantas nem quais empresas participam do processo mas adiantou que o próximo passo deve ser a qualificação das concorrentes,  que irá dizer quais atendem aos requisitos da licitação.
O critério de decisão, segundo Silvio será o maior valor de outorga, ou seja, vence a empresa que pagar mais para explorar o serviço e não necessariamente a que oferecer menor valor para a passagem,  prática muito comum nos casos de licitação de transportes no Brasil. Mas por várias vezes, o prefeito Carlão Camargo disse que a tarifa não será reajustada. (leia aqui)
A licitação para o transporte coletivo vem sendo discutida desde 2009, primeiro ano de governo do prefeito Carlão Camargo e foi também uma de suas principais promessas de campanha. De lá pra cá, foi um vai e vem. Falta de consenso entre prefeitura e perueiros, contestações, processos, desacerto e nada indica que ainda esteja definida, uma vez mesmo após o anúncio da empresa vencedora, as concorrentes podem questionar e aí, o processo para e pode ter que começar tudo de novo.
Mas essa é só primeira parte,  que selecionará a empresa de ônibus que irá operar com 83 carros nas linhas chamadas troncais ( com alta demanda). A licitação foi desmembrada e um segundo processo licitatório deve ocorrer para selecionar a empresa ou cooperativa que irá fazer o transporte por meio de micro ônibus, 120 no total, segundo Silvio Leme.
A reestruturação do sistema de transporte público prevê a integração de ônibus e vans, ampliação das linhas e aumento do número de assentos, inclusive à noite e aos finais de semana. Durante audiência pública para apresentar o novo sistema de transporte à população, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, em agosto de 2011, o então secretário de transporte Claudio Olores, afirmou que "todos os bairros de Cotia terão linha de ônibus". De imediato, Silvio disse que estão sendo criadas novas linhas, inicialmente 3 circulares em Caucaia do Alto e outras na região central.

Fonte: CotiaTodoDia, por: Sonia Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas