quarta-feira, 30 de abril de 2014

Procon pede esclarecimentos sobre 4G a empresas de telefonia



Após receber reclamações de consumidores em redes sociais, o Procon notificou as operadoras de telefonia Claro, TIM, OI e Vivo, para prestarem esclarecimentos sobre os serviços da rede 4G.

Segundo o órgão, as empresas vão ter que esclarecer quais modelos de celulares, tablets e modens anunciados são compatíveis com a tecnologia e se os equipamentos estão de acordo com as exigências da Anatel.

O Procon também deseja saber se a tecnologia é compatível com planos pré e pós pagos, se caberá ao consumidor arcar com os custos para a troca de chip, e qual a abrangência da cobertura no Estado.

OUTRO LADO

A Claro afirmou que recebeu a notificação do Procon e está analisando o documento para tomar as medidas necessárias.

A Oi diz que ainda não foi notificada, mas afirma cumprir os compromissos com a Anatel. No Estado de São Paulo, a operadora diz que o serviço já está disponível na capital, em Campinas e em São Bernardo do Campo. No site www.oi.com.br/4g, afirma disponibilizar a cobertura do 4G, bem como os planos oferecidos e os modelos de smartphones, tablets e minimodens compatíveis com a tecnologia, homologados pela Anatel.

A TIM informa que responderá ao Procon-SP no prazo indicado e que presta todas as informações necessárias sobre o 4G, que é ofertado em São Paulo, São Bernardo do Campo e Campinas. O site www.tim.com.br/portasabertas detalha a cobertura, e o www.tim.com.br/4G traz dados sobre a tecnologia e a compatibilidade com os diferentes terminais. A TIM diz ainda que não criou planos diferenciados e mais caros para a tecnologia 4G.

A Telefônica Vivo disse que já foi notificada pelo Procon-SP e que prestará as informações solicitadas pelo órgão dentro do prazo estipulado.

A empresa também informou que seus aparelhos para o serviço 4G –assim como para os demais serviços– são homologados conforme as especificações da Anatel.
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas