terça-feira, 3 de junho de 2014

SP- Termina sem acordo reunião entre sindicato e Metrô



Metrô
Metrô em São Paulo pode parar na quinta-feira. Terminou sem acordo reunião de conciliação entre a Companhia do Metropolitano e os trabalhadores nesta segunda-feira. Novo encontro deve ser realizado na quarta-feira para tentar evitar a greve. Foto : São Paulo Trem Jeito.

Termina sem acordo audiência entre sindicato e Metrô
Categoria promete greve para o dia 05 de junho, quinta-feira
Terminou sem acordo a reunião de conciliação o Sindicato dos Metroviários e a Companhia do Metrô, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 02 de junho de 2014 no TRT – Tribunal Regional do Trabalho.
Uma nova reunião deve ser realizada na próxima quarta-feira, dia 04 de junho, às 11 horas.
Se novamente não houver entendimento, São Paulo pode enfrentar uma greve de metrô nesta quinta-feira, dia 05 de junho.
O Metrô ofereceu novamente nesta segunda-feira reajuste salarial de 7,8%. Inicialmente a Companhia do Metropolitano tinha ofertado 5,2% de aumento salarial, o que representava índice abaixo de diversos indicadores inflacionários.
Os sindicatos dos metroviários e dos engenheiros querem aumento de 16,5%; sendo 7,98% (IGPM – Índice Geral de Preços ao Consumidor) e 7,5% (reajuste real). O Metrô oferece 7,8% total para ambas as categorias. Os trabalhadores pediram inicialmente reajuste salarial de 35,47% – 7,95% como reposição da inflação e 25,5% de aumento real; alta de 13,25% do vale-refeição, reajuste no vale-alimentação de R$ 247,69 para R$ 397,80, plano de saúde para os trabalhadores já aposentados e participação de resultados igual para todas as funções.
De acordo com nota da Assessoria de Imprensa do TRT – Tribunal Regional do Trabalho, “a reunião foi conduzida pelas magistradas Ivani Contini Bramante e Patrícia Therezinha de Toledo. A convite do TRT-2, também esteve presente o secretário de Estado da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes”
Diariamente, o metrô em São Paulo transporta 4,5 milhões de pessoas. São quatro linhas sob responsabilidade do estado e uma da iniciativa privativa.
Linhas Estatais do Metrô de São Paulo:
Linha 1 Azul Metrô: Jabaquara-Tucuruvi
Linha 2 Verde Metrô: Vila Prudente – Vila Madalena
Linha 3 Vermelha Metrô: Itaquera – Barra Funda
Linha 5 Lilás Metrô: Capão Redondo – Adolfo Pinheiro
Linha Privada do Metrô (que não faz parte das negociações):
Linha 4 Amarela: Butantã – Luz

Fonte: ,por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas