segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Cartão BOM Sênior para pessoas entre 60 e 64 anos só em 2015


ônibus
Ônibus intermunicipal. Cartão BOM Sênior só deve ser emitido em 2015 para passageiros com idades entre 60 e 64 anos. Até lá, empresas de ônibus e funcionários de terminais devem garantir o transporte gratuito mediante a apresentação de documentos oficiais com foto, como RG e Carteira Nacional de Habilitação. Foto: Adamo Bazani.
Cartão BOM Sênior só em 2015 para quem tem entre 60 e 64 anos
No entanto, passageiros nesta faixa etária podem usar os ônibus intermunicipais e os serviços do Corredor Metropolitano ABD com a apresentação do RG ou da CNH
O Cartão BOM Sênior para passageiros com idade entre 60 e 64 anos só deve começar a ser emitido a partir de 2015.
Mesmo assim, de acordo com lei regulamentada pelo Governo do Estado de São Paulo em 02 de julho, o passageiro que está nesta faixa de idade, independentemente de ser homem ou mulher, deve ser transportado de graça nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e nos ônibus e trólebus do Corredor Metropolitano ABD, gerenciados pela EMTU, e operados pela Metra.
A informação é do próprio secretário de estado dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes.
A gratuidade para passageiros idosos nos ônibus metropolitanos tem provocado confusão entre os usuários e os funcionários das empresas de transportes a começar pelas diferentes versões que o próprio governo do estado anuncia e depois muda.
Em 02 de julho, quando o governador Alckmin regulamentou a lei aprovada no ano passado, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos disse que a Promobom Autopass S.A., empresa responsável pela emissão e administração do BOM, começaria a receber os cadastramentos dos passageiros no dia 07 de julho.
Até hoje isso não ocorreu
. A alegação inicial da Promobom, que pertence a empresários de ônibus, e do Governo do Estado, era de que problemas técnicos impedia a emissão dos cartões para quem tem entre 60 e 64 anos. Os cartões para passageiros com 65 anos ou mais continuam sendo feitos normalmente. A previsão era de que neste ano, estes problemas técnicos seriam resolvidos.
Mas agora a versão é outra. Segundo o secretário Jurandir Fernandes, a emissão não ocorre por causa das eleições. Ele alega que houve um “descompasso” na promulgação da lei da gratuidade e que a lei eleitoral não permite que benefícios deste tipo sejam colocados no sistema de transportes em ano de eleição.
Especialistas em direito eleitoral dizem que a informação de Jurandir Fernandes é contraditória e que a emissão dos cartões atende a uma lei aprovada antes do período das eleições.
MESMO SEM CARTÃO BOM, PASSAGEIRO DEVE SER TRANSPORTADO GRATUITAMENTE:
Devido à confusão e aos supostos problemas técnicos, entre 07 de julho e agora, as empresas de ônibus, em sua maioria, continuavam cobrando passagens de quem por lei não teria mais obrigação de pagar.
Agora, a orientação é para que os motoristas, cobradores e agentes dos terminais que ficam nas catracas permitam o acesso gratuito ao transporte apenas com a apresentação de um documento original e oficial com foto e data de nascimento, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação.
Jurandir Fernandes diz que as empresas que não aceitarem devem ser denunciadas e vão ser multadas.
O passageiro deve denunciar a companhia de ônibus.
O telefone da EMTU é: 0800 724 05 55. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira das 7 horas às 19 horas.
O passageiro deve informar os seguintes dados:
– Número do ônibus ou local da catraca do terminal que foi negado o embarque.
– Nome da empresa de ônibus.
– Linha Utilizada
– Sentido da Viagem
– Horário da negativa do transporte.

Fonte: ,por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

18 comentários:

  1. Existe uma linha de ônibus Vila Industrial - São Caetano do Sul EMTU onde alguns motoristas hostilizam até os idosos com 65 anos que dirá aos que apresentarem documentos com idade acima dos 60 anos!

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    1. Eita, ninguem ligou na EMTU para tomrarem uma providencias/.
      08007250555 .
      Obrigado pela participação.

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    2. É a linha 171!

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    3. Bom mesmo e fazer a reclamação junto da EMTU para providencias.

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  2. Maria Aparecida M. Alves da Silva10 de setembro de 2014 14:01

    É um absurdo não termos as emissões dos cartões sênior de 60 a 64 anos, sendo que a lei foi assinada em 2013. Como os assentos são poucos na entrada dos ônibus os passageiros senior tem que viajar em pé para dar lugar a passageiros com criança de colo e deficientes físicos. VERGONHA.

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    1. Olá Maria , realmente o GovernoSP e a EMTU já foi cobrada em respeito desta lei.Pois está em vigor mas ainda não há parametros que dá o direito dos idosos obterem o cartão senior 60 a 64 anos, segundo o governo em 2015 será possivel tirar o cartão.Estaremos de olho e cobrando esse beneficio.
      Obrigado pela participação.

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    2. Absurdo mesmo Maria Aparecida M.Alves da Silva o descaso dos governantes, da justiça e do ministério público uma vez que se tornou Lei e Decreto que não são cumpridos pela EMTU e o maior desrespeito aos idosos a partir dos 60 anos.

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  3. Com a vitória do governador Alckmin nas eleições de hoje 05/10/2014 será que a EMTU estará confeccionando o cartão bom senior aos idosos a partir dos 60 anos.

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    1. Bem provável que confeccione o cartão senior no primeiro semestre de 2015.
      Obrigado pela participação.

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  4. Lembramos que os Idosos Maiores de 60 anos podem embarcar somente com o RG, caso haja recusa anote o prefixo e horario e linha para fazer uma reclamação contra a empresa.... Obrigado a todos.

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  5. Motoristas da Viação Publix linha São Caetano do Sul - Vila Industrial continuam tratando idosos com a maior falta de respeito obrigando-os a ficarem em pé no pequeno espaço existente na frente do veículo entre a porta e a catraca sem importar se são maiores de 60 ou 65 anos. lembrando que na parte da frente dos coletivos existem poucos bancos e lugares exclusivos destinados a pessoas idosas, obesos, deficientes mulheres grávidas.

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    1. Ola nesse caso é preciso fazer reclamação junto da EMTU.
      08007240505 ou www.emtu.sp.gov.br
      Somente assim as providencias serão tomadas.

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  6. Foto de Gilcinea Aparecida Dias Andrade.
    Gilcinea Aparecida Dias Andrade
    19 h ·
    Hoje por volta das 19:30hs, peguei um ônibus, na rua do Imperador (Tatuapé -Belém ) 25062 pra ir trabalhar na Transitória. Chovia à cântaros e na rua Araritaguaba, um casal de idosos deu sinal. O motorista disse a eles q esperasse, encostou o ônibus na guia, desceu do ônibus e ajudou o casal a subir e os colocou sentados e só aí partiu. No ponto q iam descer, ele fez o mesmo. Saiu do seu posto, ajudou - os a descer e voltou a dirigir. Eu nunca vi isso, nestes quarenta e tantos anos q moro aqui. Pedi licença à ele, perguntei seu nome, Silvio. Tirei sua foto e passo a vcs e peço q compartilhem. A educação, o respeito que ele trata seus passageiros, é de tirar o chapéu. Ele merece o nosso carinho. Parabéns Silvio, seus pais devem ter orgulho de Vc. Muita luz na sua vida. Obrigada por existir.

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  7. O comentário e a foto encontra-se no facebook não sei se cabe nos comentários acima pois trata-se de linha urbana de SP mas acho que o motorista serve como exemplo aos demais.

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    1. Olá , gratificante ver comentários igual ao seu, pois geralmente os passageiros nem percebem quando o serviço dos condutores soão bem prestados;mas quando é mau prestado todos gritam rsrs, mas parabéns mesmo pelo seu comentário e pela ação do condutor, pois eles existem e estão nas ruas todos os dias, fazendo uma grande diferença na vida dos passageiros, parabéns ao Motorista pela atitude...
      Obrigado pela sua paricipação.

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  8. Faço uso constantemente da Viação Publix que faz a Linha São Caetano do Sul - Vila Industrial/SP por várias vezes pude observar assim como ontem entre as 11:00 e 12:00h que tem um motorista do carro 47 que trata os passageiros com o maior respeito sem distinção é notório o comentário entre os passageiros sobre a educação e o respeito desse motorista.

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    1. Muito boa sua observação pois poucos passageiros elogiam a conduta dos motoristas ou cobradores.
      Obrigado pela participação.

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