quarta-feira, 8 de outubro de 2014

EMTU: Linhas intermunicipais de ônibus de Caucaia x Cotia operam sem cobradores

Problemas foram constatados pelo Cotia e Cia em três linhas; EMTU identificou em uma e autuou a empresa Intervias.

As linhas de ônibus intermunicipais, na região estão mais lentas à alguns dias, isso porque a empresa Intervias Raposo Tavares (Emtu), tirou um funcionário dos ônibus, o que antes era feito por um motorista e um cobrador, agora esta sendo feito apenas pelo motorista, que , por hora é cobrador.

As linhas ficam mais lentas, pela sobrecarga sobre o motorista, que além de dirigir, precisa cobrar a tarifa e liberar a catraca, sendo assim as paradas ficam mais lentas do que o que pode ser considerada normal.
Linha 503 (Caucaia x Portão) sem cobrador. Foto/Rudney Oliveira - Cotia e Cia
O Cotia e Cia, identificou que as linhas 351 (Caucaia x terminal Cotia) e 351BI1 ( Caucaia x terminal Cotia, via Pereiras) estão com esse "novo" sistema adotado.Vale ressaltar, que não é em todos os itinerários que o motorista também faz o papel do cobrador.
As linhas municipais de Cotia também adota essa postura de motorista fazer o que um cobrador faria, porém o valor da tarifa é bem abaixo que as linhas intermunicipais citadas. Em abril de 2014, foi prometido em audiência pública realizada pelo Conisud que a linha Caucaia x Cotia teria tarifa de linha municipal (2,60), a contrapartida seria a retirada do transporte alternativo (Lotações), porém isso não aconteceu.
Questionada sobre o caso a EMTU disse em nota que em fiscalização realizada no pico da tarde do dia 07/10 na linha 351 Cotia (Caucaia do Alto)/ Cotia (Terminal Metropolitano Cotia,) foi constatado que a linha foi operada com a presença do cobrador. Mas no serviço complementar 351BI1 Cotia (Caucaia do Alto) – Cotia (Terminal Metropolitano de Cotia), na única viagem programada para o período, o veículo circulou  sem o cobrador, o que resultou em autuação do Consórcio Intervias. 
A empresa ainda finalizou dizendo que novas fiscalizações serão programadas para garantir a regularidade dos serviços oferecidos.
Hoje (8), por volta das 5:30 da manhã o Cotia e Cia Constatou que a linha 503 (Caucaia do Alto x Portão), também foi realizada apenas com o motorista, a EMTU foi informada na tarde de desta quarta sobre a nova linha.

Fonte: CotiaeCia, por: Rudney Oliveira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Meus Cometários:
Recebi essas informações sobre a falta de cobradores nas linhas intermunicipais (EMTU), pesquisa em campo apontou irregularidades em (05) cinco linhas metropolitanas faltam cobradores.
 Vejam as linhas que encontramos sem cobradores , também percebemos que essas ocorrências são rotativas de linha em linhas:
 396- Terminal Cotia - Pinheiros
 035 - Cotia Mirante - Metrô Butantã
 298- Cotia Mirante - Carrefour
 506- Jardim Sandra - Carrefour
297 - Terminal Caucaia do Alto - Metrô Butantã
508- Jardim Japão - Caucaia do Alto
509- Terminal Cotia - Vargem Grande Paulista Parque do Agreste.

Pedimos informações para o Consórcio Intervias porém não responderam, protocolo: 35231P7H1014 de 01/10/2014

Por: Carlinhos Aniceto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas