segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Corredor ecológico e transporte são temas da revisão do Plano Diretor no Mirizola em Cotia

O calendário de reuniões de revisão do Plano Diretor segue pelos bairros da cidade.

A cada encontro é possível identificar as necessidades específicas de cada lugar apontadas pela população. Organizada pela Secretaria Municipal de Habitação, a reunião desta semana aconteceu no Parque Miguel Mirizola e abordou diversas temáticas, como o corredor ecológico e a mobilidade urbana.

No dia 10 de novembro, moradores do Mirizola aproveitaram a oportunidade e a proximidade com a administração pública para se manifestar sobre questões como transporte público, lazer, saúde e cidadania. Através de um diagnóstico participativo, a população, inclusive muitos jovens, opinou sobre os serviços públicos e falou sobre a situação ambiental.

O objetivo é coletar todas essas informações e transformá-las em mudanças efetivas no novo Plano Diretor. Essa adaptação é necessária para que os benefícios alcancem todas as localidades e atendam os quatro pilares do desenvolvimento ordenado: social, cultural, econômico e ambiental.

Assim como em outros pontos da cidade, o bairro também sofre com os assentamentos irregulares. Com a revisão, algumas áreas serão incluídas no mapa de Interesse Social, o que significa que os moradores farão parte de programas habitacionais oferecidos através de parcerias entre a Prefeitura de Cotia e os governos Estadual e Federal.

O Parque Miguel Mirizola possui uma extensa e importante área verde, que vem sofrendo com os resultados do progresso. A solução proposta pela arquiteta Luciane Alegre, da Secretaria de Habitação, é criar um corredor ecológico, para que os animais possam circular sem que sejam prejudicados. A ideia é que o projeto se estenda até a Serra do Japi, em Jundiaí.

Questões relacionadas ao transporte público também foram levantadas. Já foi criada e está em fase de teste uma linha de ônibus que interligará Cotia, Itapevi e Osasco através de uma faixa exclusiva. O objetivo é minimizar o tempo de viagem e facilitar o acesso ao sistema ferroviário.

As reuniões de revisão do Plano Diretor acontecem todas as segundas e quartas-feiras. Participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas