segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cartão BOM não pode ser recarregado por celular temporariamente



BOM
Ônibus intermunicipal, onde é aceito Cartão BOM. Aplicativo de recarga pelo celular está fora do ar a pedido da Autopass. Não há previsão para retorno. Também não há previsão para a empresa começar a emitir o BOM Senior para passageiros com idades entre 60 e 64 anos. Mesmo assim, gratuidade é válida e empresas de ônibus não podem negar transporte. Foto: Adamo Bazani
Aplicativo de recarga para o Cartão BOM está sem serviços temporariamente
Ainda não há previsão de retorno da possibilidade de carregar os créditos pelo celular. Cartões não estão com problemas

Passageiros de ônibus intermunicipais de São Paulo e dos ônibus e trólebus da Metra, que presta serviços no Corredor Metropolitano ABD, não podem mais, temporariamente, fazer as recargas dos créditos do Cartão BOM pelo celular.
A Rede Ponto Certo informou que o serviço foi tirado do ar a pedido da Autopass, que é a empresa administradora do Cartão BOM.
O serviço deve retornar, mas sem previsão.
Quem atualmente tente fazer a recarga pelo celular vê uma mensagem na tela ao encostar o bilhete no aparelho com tecnologia NFC informando que o cartão não foi reconhecido.
Mas o problema não está com o cartão que continua sendo lido normalmente nas catracas dos terminais, ônibus e trólebus metropolitanos.
As recargas podem ser feitas nas lojas do cartão BOM em Arujá, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, São Paulo, Suzano e Taboão da Serra.
Para consultar os endereços das lojas, o site é:
https://www.cartaobom.net/lojas.aspx
O aplicativo foi colocado no ar no início de novembro.
SEM PREVISÃO PARA IDOSOS TAMBÉM:
Passageiros com idade entre 60 e 64 anos, independentemente de ser homem ou mulher, têm desde o dia 07 de julho deste ano direito de usar gratuitamente os ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e os serviços da Metra .
A Lei 15.187 foi sancionada em outubro de 2013, mas só foi regulamentada em 02 de julho de 2014 pelo governador Geraldo Alckmin.
O fato de a empresa Autopass não adaptar o Cartão BOM para estes passageiros, o que deve ocorrer somente em 2015, não impede a aplicação da lei e os usuários com idades entre 60 e 64 anos continuam com direito à gratuidade.
Basta apresentar o RG para o motorista, cobrador ou agente de terminal.
Se a viação se negar o transporte gratuito, deve ser denunciada à EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
O telefone da EMTU é: 0800 724 05 55. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira das 7 horas às 19 horas.
O passageiro deve informar os seguintes dados:
– Número do ônibus ou local da catraca do terminal que foi negado o embarque.
– Nome da empresa de ônibus.
– Linha Utilizada
– Sentido da Viagem
– Horário da negativa do transporte.

Fonte: ,por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

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