segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Terminal Vila Galvão, em Guarulhos, começa a operar

Terminal Vila Galvão, em Guarulhos, começa a operar na segunda-feira
Espaço recebe linhas municipais e intermunicipais que atendem dez mil passageiros por dia
A partir desta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2014, começa a funcionar o Terminal Metropolitano Vila Galvão, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
Com quatro plataformas, o espaço vai abrigar inicialmente duas linhas intermunicipais entre Guarulhos e a zona Norte da Capital Paulista, e nove municipais de Guarulhos.
As duas linhas metropolitanas já começam a servir o local nesta segunda-feira e os ônibus locais serão implantados gradativamente.
Os serviços intermunicipais são:
500 GUARULHOS (VILA GALVÃO)/ SÃO PAULO (TERMINAL RODOVIÁRIO TIETÊ)
802 GUARULHOS (TERMINAL METROPOLITANO TABOÃO)/ SÃO PAULO (METRÔ TUCURUVI)
O terminal custou R$ 8,1 milhões e conta com um bicicletário para 74 veículos. A área ocupada é de 7 mil 700 metros quadrados.
Há lixeiras, bancoi para a espera dos ônibus, placas com informações de linhas e itinerários e itens de acessibilidade, como rampas e piso tátil.
CORREDOR DE ÔNIBUS:
Este terminal é parte do projeto de corredor de ônibus entre o Cecap e Vila Galvão, que deve ser inaugurado até março de 2015, com 12,3 quilômetros, sendo 10,1 km de espaço exclusivo e 2,2 km compartilhados entre ônibus e demais veículos.
O investimento é de R$ 78,7 milhões. Em nota, o Governo do Estado diz que a maior parte das obras já está pronta e que somente por este trecho devem passar 60 mil passageiros por dia:
“No momento, 85% das obras estão concluídas. Além do Terminal Vila Galvão, entregue para operação, o trecho em obras prevê 16 Estações de Embarque e Desembarque (nove delas concluídas), uma Estação de Transferência (Emílio Ribas) mais três faixas por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus em pavimento rígido. Haverá a instalação de ciclo passeio. A previsão é de que por este trecho sejam transportados 60 mil passageiros / dia. No trecho Taboão – Cecap, com 3,7 km de extensão, entregue em julho de 2013 e já em operação, trafegam cinco linhas metropolitanas em uso compartilhado da faixa exclusiva com o sistema municipal. A circulação é de 30 mil usuários / dia.”

Fonte:  ,por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas