sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Serviço Militar: alistamento acontece até 30 de junho

Os jovens nascidos em 1997, que completam 18 anos em 2015, têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar nas Forças Armadas.
No Brasil, o alistamento é obrigatório a todos os cidadãos do sexo masculino e deve ser feito na Junta Militar do município. O jovem deve comparecer munido da certidão de nascimento ou carteira de identidade original (RG), CPF (se houver), comprovante de residência e foto 3×4 recente.

Ao se alistar, o jovem concorrerá na seleção geral realizada no mesmo ano do alistamento podendo, ou não, ser incorporado ao quartel no ano seguinte. Todo processo depende de exames médicos de aptidão e características necessárias para as funções que são desenvolvidas.

Caso seja aceito pelo Serviço Militar, o período obrigado é de 12 meses, podendo ser reduzido para dois meses ou prorrogado para até seis meses. Se o jovem optar por seguir carreira nas Forças Armadas, passará por seleções internas que o designarão nas respectivas profissões. Se houver excesso de contingente, uma parte dos inscritos torna-se automaticamente componente da reserva das Forças Armadas, recebendo o Certificado de Dispensa.

O jovem que não se alistar no prazo estabelecido estará em débito com o Serviço Militar e poderá pagar multa. Essa situação prejudica o cidadão em diversas circunstâncias, como concursos públicos, emissão de passaportes, admissão em empregos, entre outros.

As mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório, mas conforme previsto pela Constituição, podem ingressar nas Forças Armadas mediante concurso público.

A Junta Militar de Cotia atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, no prédio do Centro de Serviços Públicos do Município – CESEP, situado à Rua Jorge Caixe, 306, Jardim Nomura, Cotia.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4616-8211 ramal 227.

Fonte: (Com informações do Portal Brasil e Junta Militar de Cotia). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas