Todos os dias, a Fundação Procon (de Proteção e Defesa ao Consumidor) realiza diversos atendimentos à população com objetivo de defender seus direitos de consumidores.

Procon presta serviço de orientação ao consumidor

Em Cotia, esse trabalho também é feito por palestras informativas que explicam e orientam, em diversos pontos, quais os cuidados que cada consumidor deve ter na hora da compra.
O Procon atua como um mediador entre o consumidor e a empresa. Após registrar a reclamação do cidadão, concede à empresa o prazo de 10 dias para se manifestar; caso não ocorra, ela é notificada novamente e poderá responder judicialmente ao processo.
Entre as principais reclamações em Cotia, estão os serviços de telefonia e de TV a Cabo. Segundo o Coordenador da Fundação Procon, Dr. Ernestino Benedito Nunes, conhecido como Dr. Atinho, o que mais precisa ser reforçado para os consumidores é a forma correta da compra.
De acordo com Dr. Atinho, esse trabalho de informação é de extrema relevância, pois evita que o consumidor seja lesado. O coordenador adiantou que para os próximos meses a fundação pretende implantar o Procon Volante, que percorrerá os bairros da cidade para levar os serviços às mais diversas comunidades.
Além dessas ações, a fundação expandiu para o distrito de Caucaia do Alto uma unidade que visa facilitar o atendimento aos moradores daquela região. “A unidade de Caucaia foi implantada em dezembro e agora já está funcionando”. O coordenador falou ainda sobre o papel da fundação de conceder dicas aos consumidores antes de contratar algum serviço.
Serviço
O PROCON Cotia está localizado na Rua Jorge Caixe, 306, no prédio do Cesep Cotia e funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 16 horas. A unidade Caucaia do Alto está situada a Rua Manoel Carlos Ferraz de Almeida, 38, Centro do distrito e também funciona de segunda a sexta-feira 9 às 16 horas.
Fonte: PMC