quinta-feira, 26 de março de 2015

Mais de sete milhões de brasileiros trabalham em cidades diferentes de onde moram

Mais de sete milhões de brasileiros trabalham em cidades diferentes de onde moram
Dados são do IBGE e reforçam a necessidade de investimentos em transporte metropolitano


ÔNIBUS
Ônibus que liga Guarulhos e São Paulo, as duas cidades reúnem o maior movimento intermunicipal do Brasil



Nesta semana, o Blog Ponto de Ônibus divulgou editorial sobre a necessidade de maior atenção do poder público para com os transportes metropolitanos. Há poucos investimentos e comprometimento dos governos estaduais. Ver em: https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/03/23/editorial-a-dificil-vida-de-quem-depende-de-transporte-metropolitano-no-brasil/
Já nesta quarta-feira, com base no Censo de 2010, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentou um estudo sobre a quantidade de pessoas que moram numa cidade e trabalham em outra.
De acordo com o IBGE, no Brasil são 7,4 milhões de pessoas. O Estado de São Paulo reúne 1,75 milhão e no Rio de Janeiro, o total é de 1 milhão de cidadãos nestas condições.
O IBGE tomou como base o perfil de deslocamento e empregabilidade de habitantes de conglomerados urbanos, que reúnem 107 milhões de pessoas, ou 56% da população.
Muitas destes arranjos de cidades não precisam necessariamente ser formados por grandes municípios. Há cidades com até 100 mil habitantes interdependentes de outras com número praticamente igual de pessoas.
Para definir estes arranjos, o IBGE levou em conta a relação social, econômica e de mobilidade entre os conglomerados, sendo estes mais numerosos que as regiões metropolitanas, que são definidas pelos estados.
No estado de São Paulo, o maior número de deslocamentos é entre Guarulhos e a Capital Paulista, com 146 mil pessoas por dia. É o mais numeroso do País.
Em todos os casos, são indicadas medidas urgentes para garantir a mobilidade, como construção de corredores de ônibus com maior eficiência.

Fonte: ,por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas