quinta-feira, 19 de março de 2015

Velocímetro: como ele funciona


Velocímetro: como ele funcionaEntenda como funciona o teste realizado pelo medidor de velocidade de conexão disponibilizado pela PROTESTE e como verificar se sua internet está com problemas.




De acordo com as novas regras de qualidade da internet fixa estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas são obrigadas a oferecer uma velocidade mínima para a banda larga – a velocidade instantânea entregue deve ser, no mínimo, 40% do contratado em 95% dos acessos e a velocidade média (resultado da média de todas as medições realizadas no mês) não pode ser inferior a 80% da máxima contratada.
Após a realização de testes, a PROTESTE descobriu diversas irregularidades e chegou à conclusão de que a velocidade da banda larga fixa contratada pelo brasileiro não segue os parâmetros mínimos de qualidade exigidos pela Anatel. 
A fim de ajudar o consumidor, fizemos uma parceria com o site “Minha Conexão” para disponibilizar um medidor de velocidade de internet ao público geral. Caso averiguado problemas com a conexão, iremos ajudar os consumidores a batalharem por um abatimento referente ao tempo em que eles não tiveram a internet que deveriam usufruir.

Como funciona o teste?
1º. O velocímetro escolhe o servidor mais rápido, perto da sua casa. Assim garantimos que os dados transmitidos nos testes percorrerão uma distância pequena e serão supridos por um servidor com boa velocidade.
2º. Uma vez escolhido o servidor, será iniciado o teste de latência, que consiste em requisitar, por diversas vezes, o download de um pequeno arquivo. Desta forma, simulamos uma operação conhecida como ping, que avalia o tempo de ida e volta de um pedido de arquivo através de sua conexão
3º. Teste de velocidade de download – será requisitado o download de diversos arquivos; através do tempo levado para concluir os downloads, podemos calcular a velocidade de sua internet, levando em consideração sempre o download mais rápido.
4º. Teste de velocidade de upload – são enviados diversos pacotes de dados para o servidor; calculamos a velocidade de upload através do tempo gasto para enviar estes pacotes, levando em consideração sempre a transação mais rápida.
É importante ressaltar que é seguro utilizar o velocímetro – a ferramenta não acessa dados pessoais e também não passa nenhum tipo de vírus para o seu computador.

Como saber se minha internet está com problemas?
Observe a seguinte informação no resultado do velocímetro: “seu plano aparentemente é de XX Megabits”. Se o valor estiver abaixo do contratado, fique atento e meça sua velocidade por diversos dias ao longo de um mês. Sempre que desejar, clique no botão “Meu Histórico”, abaixo do resultado, para verificar seus testes anteriores. 
No final do relatório gerado em PDF você encontrará a informação “Velocidade Média de Download”. O resultado deve ser maior que 80%da velocidade contratada. Se estiver abaixo, você deve pedir um desconto na conta ou uma compensação financeira.
Para ter uma prova bastante fundada é muito importante que o consumidor junte o maior número de provas, ou seja, de medições da sua internet banda larga, durante um mês. Quanto mais dias você medir, maior será o seu direito. E conte com a nossa ajuda para garantir seu ressarcimento!

4 comentários:

  1. Amigo, gostaria de saber sobre qual ônibus pegar para ir a Arena Barueri do bairro Moinho Velho (antes do Tomé no KM 26) ou do proprio centro de Cotia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linha 260 COTIA (KM 30 RODOVIA RAPOSO TAVARES)/ BARUERI (ALPHAVILLE)
      ou linha 414 COTIA (ATALAIA)
      BARUERI (ALPHAVILLE 2) essa é umpouco mais demorada.
      veja o itinerario : http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas/encontre-uma-linha/pelo-numero-da-linha.fss?numlinha=414&pag=buscanumero.htm

      Obrigado pela participação.

      Excluir
    2. Passam no terminal amigo?

      Excluir
    3. Olá a linha 414 passa sim , ja a linha 260 não , você teria que pegar ela la no km 28 enfrente a Gerdau sentido São Paulo.
      Obrigado pela participaçaõ.

      Excluir

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas