quarta-feira, 8 de julho de 2015

LICITAÇÃO DE TRANSPORTES EM SÃO PAULO recebe sugestões até o dia 10 de agosto


Certame será dividido em três grupos de acordo com os modelos das linhas

licitação ônibus São Paulo
Ônibus em São Paulo. Licitação terá consulta pública e pode
receber sugestões até o dia 10 de agosto. Foto: Adamo Bazani.

A prefeitura de São Paulo determinou que o período de consulta pública ao edital de licitação dos transportes coletivos tenha início neste dia 09 de julho de 2015, quando devem ser divulgadas as minutas do documento, até 10 de agosto, último dia que a Secretaria de Transportes deve receber as sugestões.
Depois desta data, a estimativa é de que as entre setembro e outubro a prefeitura receba as propostas das concorrentes. As empresas vencedoras devem ser conhecidas entre outubro e novembro, de acordo com previsão inicial, o que pode ser alterado dependendo do andamento da licitação.
As sugestões, opiniões e críticas devem ser dirigidas à Comissão Especial de Licitação, exclusivamente por escrito e protocoladas no setor responsável na Secretaria de Transportes, de segunda a sexta-feira das 09 h às 12 h e das 14h às 17h.
As participações devem ter assinatura do interessado ou de responsáveis legais no caso de empresas.
Já as minutas devem ser disponibilizadas no site da própria prefeitura de São Paulo a partir de amanhã, mesmo sendo feriado estadual, ou quem se interessar pode levar um DVD virgem até a secretaria de transportes.
Apesar de ser licitação única, o edital será dividido em três partes de acordo com o grupo de linhas que vão compor o sistema de transportes:
– Grupo Estrutural: Reúne as linhas estruturais radiais (das regiões até o centro) e linhas estruturais perimetrais (ligando regiões, centralidades regionais sem passar pelo centro histórico) com ônibus maiores, por corredores ou vias de grande movimento, e menor intervalo. É dividido em quatro lotes operacionais e mais um lote específico que é o do Trólebus: a) Lote Estrutural 1 (E1): Área Operacional Norte; b) Lote Estrutural 2 (E2): Área Operacional Leste; c) Lote Estrutural 3 (E3): Área Operacional Sul; d) Lote Estrutural 4 (E4): Área Operacional Oeste; e) Lote Estrutural 5 (E5): Lote Especial Trólebus;
– Grupo Local de Articulação Regional: Liga bairros às centralidades regionais ou bairros até o centro da cidade sem passar por grandes vias. Será operado por ônibus menores. São nove lotes de serviços: a) Lote Local de Articulação Regional 0 (AR0): Área Operacional Central b) Lote Local de Articulação Regional 1 (AR1): Área Operacional Noroeste; c) Lote Local de Articulação Regional 2 (AR2): Área Operacional Norte; d) Lote Local de Articulação Regional 3 (AR3): Área Operacional Nordeste; e) Lote Local de Articulação Regional 4 (AR4): Área Operacional Leste; f) Lote Local de Articulação Regional 5 (AR5): Área Operacional Sudeste; g) Lote Local de Articulação Regional 6 (AR6): Área Operacional Sul; h) Lote Local de Articulação Regional 7 (AR7): Área Operacional Sudoeste; i) Lote Local de Articulação Regional 8 (AR8): Área Operacional Oeste
– Grupo Local de Distribuição: Será atendido por ônibus menores também dentro dos bairros. Podem levar até estações de metrô, trens ou terminais de ônibus nos bairros. Inclui as linhas rurais. São treze lotes operacionais: a) Lote Local de Distribuição 1 (D1): Área Operacional Noroeste; b) Lote Local de Distribuição 2 (D2): Área Operacional Norte; c) Lote Local de Distribuição 3 (D3): Área Operacional Nordeste 1; d) Lote Local de Distribuição 4 (D4): Área Operacional Nordeste 2; e) Lote Local de Distribuição 5 (D5): Área Operacional Leste 1; f) Lote Local de Distribuição 6 (D6): Área Operacional Leste 2; g) Lote Local de Distribuição 7 (D7): Área Operacional Sudeste; h) Lote Local de Distribuição 8 (D8): Área Operacional Sul 1; i) Lote Local de Distribuição 9 (D9): Área Operacional Sul 2; j) Lote Local de Distribuição 10 (D10): Área Operacional Sul 3; k) Lote Local de Distribuição 11 (D11): Área Operacional Sudoeste 1; l) Lote Local de Distribuição 12 (D12): Área Operacional Sudoeste 2; m) Lote Local de Distribuição 13 (D13): Área Operacional Oeste.
No comunicado de prazos do edital, publicado nesta quarta-feira, 08 de julho de 2015, no Diário Oficial da cidade, a Secretaria de Transportes traz um resumo decreto do prefeito Fernando Haddad da semana passada, trazido em primeira mão pelo Blog Ponto de Ônibus que prevê a reorganização dos serviços da cidade e deu as bases para o edital. Os detalhes podem ser conferidos no link: https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2015/07/03/licitacao-de-onibus-em-sao-paulo-decreto-do-edital-e-publicado-oficialmente/
A Secretaria de Transportes publicou hoje no Diário Oficial da cidade as justificativas para a licitação prometendo um “sistema inovador” tanto de divisão de linhas como de gestão e operação com uso de tecnologia embarcada nos ônibus e de CCOs Centro de Controle Operacional integrado com órgãos de fiscalização do sistema e de trânsito.
Os contratos devem durar 20 anos, podendo se prorrogados por este período desde que haja uma justificativa, com o valor de R$ 140 bilhões.

No comunicado, a prefeitura reforça que não haverá mais cooperativas de transportes na cidade e que as empresas devem se agrupar em SPEs- Sociedades de Propósito Específico.

Fonte: ,por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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