sexta-feira, 31 de julho de 2015

ITAPEVI: Prosseguem construções de pontes e canalização de rios

Obras integram projeto de macrodrenagem realizado pela Prefeitura e a União

O trabalho em conjunto entre a Prefeitura de Itapevi e o Governo Federal (de drenagem e canalização de rios e córregos) prossegue nos bairros da cidade. Atualmente, técnicos da empresa responsável pelas obras executam a implantação de placas de concreto ao longo do rio Barueri-Mirim, na altura do bairro Cidade Saúde.
Operários instalam placas de concreto no rio Barueri-Mirim


As obras estão sendo custeadas a partir de recursos oriundos de convênios entre a Prefeitura e o Governo Federal, via Caixa Econômica Federal. Além da canalização, estão sendo construídas cinco pontes viárias sobre o rio, nos bairros Cidade Saúde, Jardim Dona Elvira e Jardim Vitápolis.
Uma delas está sendo erguida na rua Agostinho Ferreira Campos, e ligará as avenidas Presidente Vargas e José Michelotti. A nova ponte contribuirá para uma melhor circulação viária no bairro Cidade Saúde, que conta com importantes instrumentos públicos, como o Pronto Socorro Municipal e o futuro Centro de Referência da Mulher.
A ponte será de concreto, com largura de 11,60 m, sendo 9 m para o tráfego de veículos e 2,60 m de calçada para pedestres. A segunda ponte está sendo instalada entre as ruas Antártida e Lafaiete Rodrigues, no Jardim Vitápolis, com as mesmas medidas. Outra importante intervenção viária é na rua Carmem Silva Almeida (Jardim Dona Elvira). No trecho, a atual ponte será substituída por uma de maior largura, que terá 29,60 metros, divididos entre 27,00m de pista e 2,60 m de calçada.
Reservatórios de água
Mais uma etapa do amplo projeto de macrodrenagem de rios e córregos de Itapevi será iniciada nos próximos tempos. Trata-se da construção de reservatórios de águas pluviais (piscinões), que contribuirão para a redução de enchentes na cidade. Nos últimos dias, operários e máquinas executaram a limpeza do córrego Paim, na altura da rua Sulamericanos (Parque Suburbano).
No trecho são implantadas placas de concreto na saída da ponte viária da rua Sulamericanos. Na sequência, a área de 8,9 mil m² do piscinão deverá receber placas de bolsacreto em suas laterais e terá seu espaço interno adaptado para oferecer capacidade de retenção de águas de chuva da ordem de 50 mil m³.
Além da construção desse piscinão, está prevista a instalação de reservatórios de águas pluviais no rio Barueri-Mirim e no córrego Ribeirão do Sapiantã, que juntos poderão reter cerca de 350 mil m³ de águas pluviais. Ao final dos trabalhos, esse conjunto de obras deverá reduzir  os índices de enchentes na região central, contribuindo para uma maior segurança das populações ribeirinhas e melhor circulação viária.
Ponte do Jardim Vitápolis está em construção

No Parque Suburbano, operários atuam na rua Sulamericanos



Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas