quinta-feira, 3 de setembro de 2015

BRASIL: Consumidor foi mal acostumado pelas operadoras, diz Anatel

Resultado de imagem para bloqueio da internetAntes conexão era reduzida; agora, a internet é cortada e cliente obrigado a contratar mais
As empresas de telecomunicações têm passado por algumas dificuldades para adotar de vez a prática de cortar o acesso à internet de usuários quando esta chega ao fim a franquia de dados móveis. Para João Rezende, presidente da Anatel, a culpa é toda das próprias operadoras, que deseducaram os seus clientes. "Agora aguenta", disse.

A medida foi instaurada no final do ano passado. Desde então, as principais operadoras brasileiras estão adotando o corte da conexão de maneira gradativa. Antes, os usuários que gastassem todos os seus dados da franquia tinham a velocidade reduzida. Agora, a conexão é bloqueada e o cliente é obrigado a contratar um novo pacote. Em alguns lugares do País, como São Paulo, a medida foi barrada pela Justiça.

"As empresas começaram errado e acabaram deseducando o consumidor ao oferecer acesso ilimitado à internet, mesmo que diante de uma tentativa equivocada de atraí-lo. Esses acordos não podem ser alterados e o Código de Defesa do Consumidor deve ser respeitado", afirma Rezende.

Falta transparência
O presidente da Anatel ainda afirma que as mudanças só deveriam ser aplicadas em novos contratos e ainda diz que falta transparência nas ofertas. No entanto, Rezende diz concordar que a redução da conexão é a pior experiência para o cliente. "Muitas vezes, em vez de ajudar, pode acabar prejudicando, já que a baixa viabilizada não permite o acesso a diversos serviços, tais como redes sociais", comenta.

A Anatel está com uma campanha nacional para que os usuários entendam melhor a navegação na internet móvel e passou a adotar o "Código de Conduta para a Comunicação da Oferta de Internet Móvel". O objetivo é garantir uma "comunicação mais clara, objetiva e transparente das ofertas". Veja aqui a cartilha da agência.

Em SP, não pode cortar internet

No início deste ano, a Justiça foi bastante procurada pelos usuários descontentes com o bloqueio. Em São Paulo, o Tribunal de Justiça negou o recurso das operadoras e manteve a liminar que impede que seja feito o corte da conexão em todo o estado. 

Ao contrário do Tribunal de Justiça de São Paulo, no Rio de Janeiro, a liminar que impedia o bloqueio da conexão foi suspensa, mas a decisão ainda é provisória. Também houve suspensão do bloqueio nos estados do Maranhão, Acre e Espírito Santo.


Fonte: ReclameAQUI 

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