quinta-feira, 19 de maio de 2016

São Paulo: Greve/ paralisação dos ônibus nesta quinta

Greve/ paralisação dos ônibus nesta quinta e TCM lista dos pontos da licitação ainda analisados.

onibus
Terminas podem ser fechados novamente na quinta-feira
Prefeitura respondeu questões pendentes na última segunda-feira. Situação financeira do sistema de transportes é considerada principal motivo para impasse entre trabalhadores e empresas de ônibus. Licitação poderia deixar sistema mais viável
O Sindmotoristas, que é o sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus da capital paulista, confirmou agora há pouco que ainda não houve acordo com as empresas de ônibus e que nesta quinta-feira, 19 de maio de 2016, pode ser realizada uma nova paralisação dos transportes.
Se não houver nenhum entendimento até o início da tarde desta quinta-feira os terminais serão fechados das 14h às 16h.
Nesta quarta-feira 18 de maio de 2016, os 29 terminais municipais de São Paulo foram fechados das 10h da manhã ao meio-dia.
Se nesta quinta-feira ainda não houver um acordo, na sexta a categoria deve realizar uma assembleia para decidir sobre uma eventual greve geral da categoria o dia inteiro na segunda-feira.
Os trabalhadores pedem, entre outras reivindicações, reajuste real de 5% mais a reposição da inflação acumulada, vale-alimentação diário de R$ 25, PLR – Participação nos Lucros e Resultados de R$ 2000, plano de saúde gratuito estendido a mais dependentes e assistência funeral. As empresas de ônibus ofereceram reajuste real 2,31% nos salários e vale-refeição.
Além das reivindicações trabalhistas, há também a situação financeira do sistema de transportes de São Paulo que, com o aumento de gratuidades e inflação, teve o crescimento dos custos.
As empresas dizem que os repasses têm sofrido atrasos e que não podem atender às reivindicações dos trabalhadores.
A prefeitura nega e diz que os pagamentos às viações estão em dia
Parte dessa situação financeira é atribuída ao atraso na licitação do sistema, que está barrada pelo TCM Tribunal de Contas do Município desde novembro de 2015.
O TCM respondeu às solicitações da imprensa, inclusive do Blog Ponto de Ônibus a respeito da licitação. Mais informações Blog Ponto de Ônibus 

Fonte: por: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

2 comentários:

  1. Ridículo aumento de 7,5
    Este Sindicato não poderia aceitar este valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , Jose Marques realmente estamos vendo os sindicatos dos trabalhadores sempre se rendendo aos empresarios/empresas. E o trabalhador sempre tendo a defasagem no salario.
      Obrigado pela participação.

      Excluir

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas