segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Empresa de ônibus oferece aplicativo especial para motoristas e cobradores

Serviço foi adotado pela MobiBrasil nas unidades da Capital Paulista, Diadema e em Pernambuco

RodoMobi
Funcionário pode também comunicar ocorrências de trajeto ao CCO e eventuais problemas para a manutenção. Objetivo é oferecer interação entre trabalhador e empresa.

Os aplicativos com informações sobre os sistemas de transportes, como horários e itinerários dos ônibus, e a previsão de chegada dos veículos aos pontos, já são realidades em diversas cidades brasileiras e têm facilitado muito a vida de quem se desloca nas cidades por transporte público.
No entanto, a tecnologia dá mais um passo e agora há no Brasil um aplicativo específico para os motoristas e cobradores, que pode, inclusive, auxiliar as operações beneficiando os passageiros.
Trata-se do RodoMobi, da Cittati, que foi adotado de forma pioneira pela MobiBrasil, empresa que opera na Capital Paulista, na cidade de Diadema, na Grande São Paulo, e em Pernambuco.
Pelo aplicativo, o motorista e o cobrador podem visualizar as escalas de trabalho sem necessidade de irem até a garagem e comunicar eventuais ocorrências de trajeto para que o controle de tráfego e demais setores tomem providências, aperfeiçoando assim a prestação de serviços.
Também é possível, por meio do aplicativo, usando o GPS, localizar o ônibus dentro do pátio, poupando tempo no início das operações.
O aplicativo pode ser instalado gratuitamente em qualquer smartphone que funciona com sistema Android. No entanto, a instalação da ferramenta não é obrigatória.
O funcionário interessado pode baixar gratuitamente o aplicativo em lojas virtuais, seguir as instruções e aceitar o termo de autorização.
A MobiBrasil explica que deixa claro no termo que, enquanto dirige, o motorista não pode fazer uso do aplicativo, podendo apenas manusear o celular em local apropriado, permitido por lei e que não traga prejuízo à operação e risco à sua própria vida,  a dos passageiros e demais pessoas no trânsito.
A supervisora do Centro de Controle Operacional -CCO da MobiBrasil, Odenilda Gomes, diz em nota da empresa, que uma das vantagens é que o aplicativo pode aproximar profissionais de diversas áreas da empresa que hoje não possuem tanto contato.
Muitos motoristas e cobradores sequer vão às garagens para iniciar ou finalizar os serviços do dia, já que muitas jornadas começam ou acabam nos terminais e pontos finais.
O RodoMobi também traz indicadores de eficiência operacional, fazendo comparações entre as ocorrências, viagens realizadas e as viagens programadas.
Outra funcionalidade é que a ferramenta informa ao funcionário quando é necessária a sua presença na garagem.
O motorista ou o cobrador também pode comunicar à área de manutenção eventuais problemas nos veículos, que podem ter intervenções rápidas, evitando que o ônibus quebre fazendo assim falta para o passageiro.
“Na garagem de Diadema e de Pernambuco, uma novidade adicional: os funcionários terão à sua disposição as informações das jornadas via GPS, podendo checar as informações do seu espelho de ponto, inclusive fazendo apontamentos em caso de eventuais divergências, tudo isso diretamente de seus celulares.” – diz a empresa na nota.

Leia também: 

Capacitação de Motoristas pode ajudar além da operação, na manutenção


Fonte: ,por: Adamo Bazani, jornalista, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas