sexta-feira, 16 de março de 2018

COTIA: Empresa que vencer licitação deverá comandar transporte alternativos

Como anunciado pelo Jornal Cotia Agora no dia 4 de março (LEIA), audiência pública mostrou nesta quarta-feira como poderá ser novo sistema de transporte alternativo na cidade
lotações650A SettransSecretaria de Transporte e Trânsito apresentou a minuta do Projeto de Lei que trata sobre a permissão do serviço público de transporte alternativo (perueiros). O documento foi apresentado durante uma audiência pública, na manhã desta quarta-feira (14), na Aetec – Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de Cotia. O documento será enviado para análise e votação na Câmara Municipal.
Durante a audiência, o engenheiro Gabriel Feriancic, da Sistran – responsável por levantamentos e estudos que culminaram no projeto – apresentou os detalhes da proposta do governo municipal para a futura licitação do transporte coletivo alternativo. No documento consta que o atual modelo de alvará em favor de cooperados da Coopers Star passará para o modelo de concessão à pessoa jurídica, contratada por meio de licitação.
No documento, a prefeitura cria mecanismos para regular o transporte coletivo alternativo dentro da área de operação, organizando as linhas regulares atuais e futuras, prevendo linhas complementares ao serviço convencional, que hoje é prestado por meio de concessão pela empresa Viação Raposo Tavares (ex- Danúbio Azul).
Quando a licitação for lançada, qualquer empresa poderá participar da concorrência pública, a vencedora e contratada terá um sistema de bilhetagem integrado ao convencional, prevendo, inclusive, a cobrança eletrônica. Também terá que manter uma frota com veículos que atendam às legislações federais, estaduais e municipais de trânsito, como a presença de acessibilidade.
A permissão será concedida por dez anos, podendo ser prorrogada, e a empresa terá que disponibilizar cerca de 100 veículos (micro-ônibus) para atender cerca de 20 linhas, respeitando a quantidade de viagens diárias que estarão previstas em contrato.
audiencia-

Fonte: Jornal Cotia Agora, com algumas alterações por este Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas