- Fonte jornal :cotiatododia a melhor informação
- Sonia Marques
Geraldo Alckmin: "prioridade é transporte sobre pneus"
Embora o governador tucano tenha dito que quer melhorar o transporte coletivo, tanto sobre trilhos como por pneus, os investimentos nos trilhos devem ficar apenas nas cidades onde já existem trens ou metrô como São Paulo, Jandira, Barueri, Osasco e Itapevi onde as linhas estão sendo expandidas.
Cotia deverá se contentar com as obras de melhorias da Raposo Tavares anunciadas pelo governador no mesmo dia, além de uma nova linha de ônibus ligando Atalaia ao Morumbi, que entrou em circulação na sexta-feira (22). O corredor de ônibus Cotia-Itapevi anunciado por Alckmin está previsto para 2014.
Considerado solução para o caótico trânsito da Rapaso Tavares, que se transformou em uma grande avenida, o monotrilho passou a fazer parte do sonho de parte da população a partir de 2009, quando o grupo Think Tank – pensar e agir Granja Viana, apresentou um proposta que foi considerada viável pelo presidente do Metrô de São Paulo, José Jorge Fagalli.
O prefeito Carlão Camargo abraçou a ideia e levou o projeto para o então Ministro das Cidades Marcio Fortes que também considerou o projeto interessante e chegou a dizer que poderia ser implantando com verbas do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC.
O projeto
De acordo com os números apresentados na época, a obra poderia ser concluída no tempo máximo de dois anos, com capacidade para atender 320 mil passageiros por dia, a um custo total de R$ 2 bilhões. A linha entre o centro de Cotia e a estação Vila Sônia, no entroncamento com a linha amarela (Vila Sonia – Estação da Luz), teria 22 quilômetros e 18 estações. Seriam necessários apenas 33 trens em operação e o tempo máximo de espera de 2 minutos e 20 segundos.
A linha faria a ligação de Cotia e Vila Sonia e seria um Metrô Leve, o que representa um investimento relativamente barato e uma obra rápida.
Exemplo de monotrilho
A partir daí, vários empreendimentos de sucesso em todo mundo Surgiram tais como na Disneylândia nos EUA (1957) com uma linha de 3,8 km tipo Dwage (Apoiado). Em 1964, Tóquio uma Inaugurou a primeira linha urbana, através da dupla de 13,1 km.
Em Curitiba, capital do Paraná também já existe estudos para implantação do sistema.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Um corredor de onibus de Cotia a Itapevi , previsto para 2014.
O investimento é bom , com isso melhorar tambem o transporte publico coletivo da região.
A idéia do Governador , é dar qualidade ao transporte publico coletivo, de maneira rapida e eficiente.
Tão logo teremos o Bilhete Unico Metropolitano, e com isso visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores pois em um unico bilhete para varias ou todas as linhas utilizadas , menos transtonos na hora de pagar a passagem e mais integraçoes.
Todos juntos por um transporte publico de qualidade e eficiente, já que o trasito é caotico lute por esta causa voce indo e voltando de onibus o transito melhora .
Empresarios do setor de transporte publico coletivo, mais onibus,e menos intervalos, isso ajuda sua empresa a crescer e o cliente passageiro agradece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas