domingo, 20 de novembro de 2011

Reclamações das linhas de ônibus vão parar no blog do onibus.

Conforme anúnciado neste blog  o Ministério Público vem acompanhando as linhas de ônibus intermunicipais atráves do processo 327/2010 da 9ª Promotoria de Justiça do Patrimonio Publico e Social, de São Paulo.

Pra você entender melhor veja mais:

Transporte Intermunicipal – EMTU/SP

Os serviços metropolitanos de transporte coletivo regular de passageiros, por ônibus, na Região Metropolitana de São Paulo é gerenciado, administrado e fiscalizado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU/SP, e operado por empresas privadas, nos temos do Decreto nº 24.675, de 30/01/86. A EMTU é uma sociedade anônima de economia mista controlada pelo Governo do Estado de São Paulo.
Essas empresas privadas – concessionárias, permissionárias e autorizadas – devem prestar o serviço de transporte coletivo com regularidade, eficiência, segurança, conforto, pontualidade, continuidade, generalidade e cortesia na sua prestação. É o que manda, dentre outras leis, o Código de Defesa do Consumidor.
Se o serviço não estiver sendo prestado de forma adequada, reclame aqui. Suas informações e reclamações serão anexadas ao Inquérito Civil n. 327/2010, da 9ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital.
Junto com a reclamação, informe o número da linha, a Área de operação, o município e o nome da empresa.
Conforme consta do site da EMTU/SP, a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) foi dividida em cinco áreas de operação, mais a capital paulista, para a concessão dos serviços intermunicipais metropolitanos.  Clique aqui para ver as empresas que operam na Região Metropolitana de São Paulo.
A Área 1 é composta pelos municípios de Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e Cotia.
A Área 2 é composta pelos municípios de Cajamar, Caieiras, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Franco da Rocha.
A Área 3 é composta pelos municípios Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.
A Área 4 é composta pelos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Suzano.
A Área 5 é composta pelos municípios de Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Vejamos que as linhas da Aréa 1 e 2 .
compostas pelas empresas prestadoras de serviços em Cotia -sp e Itapevi-sp  e região , as reclamações já tem chegado no blog do ônibus http://www.onibus.blog.br/?p=2156.
 Vejamos que em Cotia -sp temos a empresa prestadora de serviço na qual faz o transporte de passageiros coletivo tanto das linhas intermunicipais como as linhas municipais .

 Veja as reclamações das linhas intermunipais de Cotia-sp:
Simone Fonseca disse:06/11/2011 às 18:08
Linha 035 Pinheiros / Cotia – Mirante da Mata.
O ponto mudou de lugar no largo de Pinheiros, agora está na Rua atrás da igreja Nossa Senhora de Mont Serrat, sem aviso prévio aos passageiros e o local é muito deserto e escuro, tanto que os ônibus nem permanecem no ponto. Chegam e logo saem com medo de assaltos. Estudo na Av. Faria Lima e desde a mudança perco ônibus praticamente todos os dias e chego em Cotia, onde moro, sempre após as 00 hrs. Peço uma atitude com urgência.
  >>>>>>>>>>>>>
 Já As Linhas municipais são de responsabilidades da Prefeitura de Cotia que há anos teve apenas um contrato emergêncial , veja mais sobre este assunto em http://votoconscientecotia.blogspot.com/2011/02/contrato-entre-danubio-azul-e.html , onde o transporte publico municipal é péssimo, ônibus velho, superlotados, não atendendo dos os bairros, muita demora, ônibus do consórcio fazendo linhas municipais , falta de acessibilidades, quando chove molha tudo dentro, entre outras reclamações e infelismente a Prefeitura de Cotia, não podê fazer nada até que em Agosto no dia 26 de 2011 ocorreu a audiência publica.
Veja mais sobre o assunto :http://www.portalviva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5582:saiba-como-foi-a-audiencia-publica-do-transporte-coletivo&catid=6:cidade&Itemid=127
Um assunto que ficou indagado foi sobre a tarifa intermunicipal que é cobrada dentro do municipio  veja o que o secretário disse a respeito:
O Secretário Olores mostrou aos presentes um ofício, de nº355/2011, enviado pelo prefeito Carlão ao Governo do Estado, onde ele pede a equiparação do valor da tarifa do transporte dentro do Município. "O ônibus que vem de Caucaia e do Jardim Japão tem que custar R$2,20 e não R$3,15 (intermunicipal)", ressaltou. E disse que o prefeito prometeu: "Se até a licitação a EMTU não responder esse ofício, nós vamos considerar esse transporte como uma linha municipal".
Embora isso já tenha sido dito  ainda nada, nada aconteceu, pois tem chegado até o blog do ônibus reclamações sobre está tarifa  que é cobrada dentro do próprio municipio de Cotia-sp.
Veja a reclamação:
Miguel Ap.de Oliveira disse:http://www.onibus.blog.br/?p=2156
Senhor Promotor, moro na regiao de cotia, e o transporte aqui e pessimo , pois a empresa que opera e a mesma no municipio , e a intermunicipal, onde que era para transportar ,linha municipal se transporta a intermunicipal, pois a tarifa da municipal e de rs 2,20 e a intermunicipal e de rs 3,15, aol 256 da linha cotia x caucaia via vargem gde paulista, pois o nosso municipio e divido pelo outro ,municipio investigue! por favor , muito obrigado.
 O fato é que ainda nada aconteceu , a licitação no transporte municipal de Cotia -sp, tá sem previsão , ainda mais alguém sabe quem as empresa que irão disputar essa licitaçao aqui em Cotia ?.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

As reclamação estão chegando e sendo investigada, a EMTU/SP acompanha e fiscaliza e solicita providências.
 Não somente as linhas municipais de Cotia-sp , ou o Transporte Público Intermunipais de Cotia , mas sim o transporte público coletivo tem sido alvo de grandes ações que estão em andamento pelos Ministério Públicos.

 Acompanhe  ajude a melhorar o transporte público coletivo de sua região, participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas