Por Sonia Marques www.cotiatododia.com.br |
Segundo informações da Secretaria de Saúde, os exames laboratoriais como os de sangue, são realizados por laboratórios contratos pelo Estado, o município apenas faz o agendamento e também entra na fila de vagas junto com outras cidades da região.
Cotia pertence a um colegiado composto por 8 cidades e cada uma, de acordo com a população, tem uma cota de exames mensais. Segundo o secretário de Saúde Moises Cabrera, Cotia tinha uma cota de 25 mil exames/mês, o que já correspondia a metade da demanda da cidade e o governo do Estado reduziu a cota para 19 mil exames/mês. “Além dos Prontos Atendimentos, esta cota deve suprir as necessidades das Especialidades e principalmente gestantes”, explica Moisezinho lembrando da campanha para redução da mortalidade infantil que prioriza o atendimento às grávidas e com isso o índice de mortalidade reduziu em Cotia.
A coordenadora do PA de Caucaia, enfermeira Vera Lucia Pereira, lamentou o ocorrido e espera que o problema seja resolvido o quanto antes possível. Por outro lado, diz que os casos de exames emergenciais não ficam sem atendimento.
A cota de exames laboratoriais do Estado será cortada definitivamente e os municípios terão que arcar com todos os exames a partir deste ano. O secretário Moisezinho disse ao cotiatododia que já está em fase de conclusão a licitação para contratação de laboratório e espera resolver o problema de agendamento de exames nos próximos 15 dias.
Segundo ele a demanda de Cotia é de aproximadamente 40 mil exames por mês e a licitação está sendo feita para 60 mil exames.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas