O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo é a principal entidade de deliberação sobre planos, projetos, programas, serviços e obras a serem executados na RMSP com recursos do Fundo de Desenvolvimento.Entre as áreas de atuação do colegiado estão o planejamento e uso do solo,transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.
O vice-prefeito de Cotia deixou alguns assuntos encaminhados para discutir com o Conselho a fim de encontrar soluções em conjunto.
As principais sugestões de pauta para as reuniões a seguirem são: Os problemas com a empresa fornecedora de energia elétrica AES Eletropaulo e o aumento das passagens intermunicipais do transporte público. “Separei os principais assuntos que mais temos reclamações e sugeri como pauta para serem debatidas durante as próximas reuniões. Problemas com a AES Eletropaulo e passagens intermunicipais fazem parte do dia a dia de diversas cidades, então encontrarmos uma solução em união é muito mais viável”, explica o vice-prefeito Moisezinho.
O secretário de Desenvolvimento Metropolitano, e secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento da RMSP, Edson Aparecido, na companhia do presidente do Conselho e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab debateram comas outras autoridades presentes o formato e funcionamento das Câmaras Temáticas, que são elas: mobilidade, saneamento e resíduos sólidos, poluição ambiental, combate as drogas, defesa civil, novo aeroporto, copa do mundo, saúde,educação, cultura, atendimento social, esporte e lazer, habitação e, logística e transporte.
Foram apresentados como serão as composições dos Conselhos Consultivos das cinco sub-regiões da RMSP. Além dos prefeitos dos municípios que compõem a sub-região, haverá um representante do estado, sendo esse da SDM – Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, um representante da câmara legislativa de cada município, um representante da ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e dois representantes por município da sociedade civil. “Acidade de São Paulo terá um representante em cada uma das cinco sub-regiões por fazer fronteira e por influenciar todas elas com suas ações”, comenta Edson Aparecido.
Além da apresentação do Regimento dos Conselhos Consultivos, foram apresentados também a minuta do Regimento das Câmaras Temáticas, a proposta para que a reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da RMSP aconteça bimestralmente, propondo que as reuniões sub-regionais, em caráter preparatório, ocorram no intervalo das reuniões bimestrais, já tendo sido marcado para o dia 27 de fevereiro com a sub-região oeste e para o dia 13 de março com a sub-região sudeste.
Também, ficou decidido que a próxima reunião do Conselho será realizada no município de Osasco até 30 de março. “Já nos reunimos com as demais regiões, faltando apenas sentar com a sub-região oeste e a sudeste elaborar uma proposta de planejamento e ação estratégica regional”, diz o secretário Edson Aparecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas