Van da RTO – Reserva Técnica Operacional. No ano passado foram 727 apreensões
por irregularidades.
EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos promete mais rigor
nas fiscalizações contra irregularidades no sistema e vai contar com GPS nas vans.
Foto Arquivo
por irregularidades.
EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos promete mais rigor
nas fiscalizações contra irregularidades no sistema e vai contar com GPS nas vans.
Foto Arquivo
Só no ano passado, foram apreendidos 727 carros e houve mais de 10 mil autuações por irregularidades.
ADAMO BAZANI – CBN
A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, gerenciadora dos sistemas de transportes intermunicipais em São Paulo, deve intensificar a fiscalização e o controle sobre os trabalhos das vans da RTO – Reserva Técnica Operacional, por meio de operações tradicionais e também com o uso de tecnologias.
As vans operam em regiões não atendidas pelos ônibus regulares e complementam os serviços intermunicipais.
Na semana passada, o Blog Ponto de Ônibus / Canal do Ônibus flagrou na Avenida Santos Dumont, na região de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, uma van da RTO cometendo uma série de irregularidades.
Em alta velocidade, o veículo trafegava com as portas abertas e em vários momentos pela faixa da esquerda, o que é inadequado para o transporte coletivo de passageiros.
O modelo Sprinter só pode circular com pessoas sentadas, mas a van estava superlotada.
Pessoas eram transportadas em pé e o cobrador, calçando chinelos e usando uma bermuda, segurava a porta principal do carro com as mãos e ia dependurado na área onde corre a porta na carroceria.
Após publicar a reportagem, o Blog Ponto de Ônibus recebeu mais uma série de reclamações por parte dos usuários de transportes oferecidos pelas vans.
A reclamação mais comum foi em relação a eventual falta de fiscalização sobre os trabalhos, o que resultaria em veículos transportando pessoas acima da capacidade, descumprimento de horários e trajetos.
Sobre o flagrante feito pela reportagem, a EMTU afirmou não ter sido possível tomar mais providências porque as fotos realizadas pela equipe não identificaram o prefixo da van.
A reportagem tentou fazer mais imagens, mas o cobrador começou a olhar com tom ameaçador o que obrigou a interrupção dos trabalhos jornalísticos.
No ano passado, a EMTU diz ter realizado mais de 10 mil autuações por diversos tipos de infrações em toda a Grande São Paulo. Foram apreendidos quase 750 veículos.
Em relação à área 3, correspondente à Guarulhos, Santa Isabel, Arujá e Mairiporã, ocorreram 264 apreensões.
Já neste ano, em toda a Grande São Paulo, foram 74 apreensões de vans até o último dia de fevereiro.
A EMTU disse ainda que conta na região da Área 3 com o apoio do Batalhão Local de Policiamento de Trânsito.
INOVAÇÕES:
Em outubro do ano passado, segundo a EMTU, firmou novos contratos que visam melhorar os serviços e o controle sobre as atividades da RTO – Reserva Técnica Operacional.
Estão previstas a instalação de GPS nas vans, criação de tabelas de horário específicas para a operação das vans e regulamentação dos motoristas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA PASSADA PELA EMTU SOBRE O SERVIÇO DE VANS DA RTO (RESERVA TÉCNICA OPERACIONAL). Vale ressaltar que a EMTU respondeu à reportagem no dia 06 de março de 2012, mas a reposta só está sendo publicada hoje por conta da cobertura especial que o site dedicou sobre a greve dos caminhoneiros.
1) Com relação às irregularidades cometidas por van do serviço RTO em Guarulhos, a EMTU/SP está apurando o ocorrido, embora as fotos e as informações que nos foram enviadas ainda não permitam identificar o veículo que trafegava de portas abertas.
2) Informamos que, periodicamente, são realizadas operações nos Município de Guarulhos, Mairiporã, Arujá e Santa Isabel com apoio da Polícia Militar, além de operações diárias no município de São Paulo, com apoio do 2º BPTran, a fim de combater eventuais irregularidades cometidas por operadores não autorizados e/ou operadores integrantes do sistema RTO.
3) Durante o ano de 2011, foram realizados 1.385 pontos de blitz na Região Metropolitana de São Paulo, resultando em 727 apreensões de veículos em operação irregular, sendo 264 por operação em linhas que atendiam municípios integrantes da Área 3 de concessão (Guarulhos, Mairiporã, Arujá e Santa Isabel). Nesse mesmo período, foram lavradas 10.080 autuações específicas para operadores do sistema RTO na RMSP, por irregularidades diversas.
4) No período de 01/01/2012 a 29/02/2012, foram realizados 174 pontos de blitz na RMSP resultando em 74 apreensões de veículos em operação irregular, sendo 34 por operação em linhas que atendiam municípios integrantes da Área. Nesse mesmo período, foram lavradas 75 autuações específicas para operadores do sistema RTO na RMSP, por irregularidades diversas.
5) Número de RTOs cadastrados pela EMTU/SP na RMSP: 432 nas quatro áreas que operam sob regime de concessão, sendo 153 veículos na Área 3, que compreende o município de Guarulhos.
Ressaltamos que a publicação da Resolução STM nº 95, em 31/10/2011, consolidou e acrescentou dispositivos para a regulamentação dos veículos integrantes da Reserva Técnica Operacional. Com a assinatura dos novos contratos fundamentados na Resolução STM 95, outras medidas estão sendo adotadas pela EMTU/SP tais como:
- implantação de equipamento eletrônico tipo GPS nos veículos, permitindo o acompanhamento online e em tempo real da operação;
- criação de tabelas horárias específicas para os operadores da Reserva Técnica Operacional;
- regulamentação do motorista auxiliar.
Novas fiscalizações estão programadas para a região com o objetivo de combater irregularidades e melhorar o transporte intermunicipal de passageiros nas modalidades fretamento e regular.
Assessoria de Imprensa da EMTU/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas