terça-feira, 27 de março de 2012

Moradores de Itapevi sofrem com falta de transporte e pavimentação de via 


“Meu pé afunda na poeira, saio com botas de plástico e depois calço o sapato dentro do ônibus, dessa forma não chego com meu calçado empoeirado no trabalho”, diz José Rodrigues, 45, marceneiro.
Ele mora em Itapevi, cidade da Grande São Paulo. No município, que faz divisa com São Roque, no interior do Estado, algumas ruas não são pavimentadas e os moradores andam a cavalo como opção de transporte.
“Recentemente, estava caminhando, e um vizinho me ofereceu carona em sua carroça. Eu aceitei. É engraçado, mas a ajuda serviu para eu não chegar atrasada no trabalho”, declara a estagiária Dharana Pereira, 25.
Uma das vias sem asfalto é a Estrada da Cruz Grande, principal acesso aos bairros Jardim Jurema e Chácaras Monte Serrat.
Homem anda a cavalo em rua sem asfalto, em Itapevi

Quando chove, a lama e as poças d’água dificultam o caminho, carros de pequeno porte e ônibus não conseguem transitar em muitos trechos.
“Em época de chuva a Benfica [empresa responsável pelo transporte da cidade] suspende a passagem em lugares com grandes obstáculos ou que o coletivo já atolou. Os moradores não têm outra opção a não ser fazer o trajeto a pé,” conta Renan Hitto, 20, estudante.
A única linha que percorre a estrada até o fim é a Cruz Grande – Terminal Itapevi, mas o intervalo entre os veículos é de uma hora, segundo informa o site da Benfica. Apenas um ônibus faz a viagem e, no horário de refeição dos motoristas, a espera pode chegar a quase duas horas.
“O último coletivo sai do terminal à meia-noite. Isso dificulta a vida de quem estuda. Eu já perdi um ônibus por cinco minutos, porque ele saiu adiantado. Não tive outra opção a não ser voltar a pé até a minha casa”, diz Matheus, 18, estudante.
“Os atrasos aqui são comuns, estranho é quando a lotação passa no horário certo. Eu já fiquei durante duas horas e meia esperando em pé na esquina, pois aqui não tem ponto de ônibus, nem calçada”, afirma Dharana Pereira.
O Mural entrou em contato com a prefeitura de Itapevi e com a empresa de ônibus Benfica, mas não recebeu resposta.

POR Blog Mural
Por Narayhana Pereira
Narayhana Pereira, 21, correspondente de Itapevi.
@narayhana
narayhana.mural@gmail.com

2 comentários:

  1. Tambem tem mais estradas em condições criticas. Uma delas liga Itapevi a Vargem grande conhecida com Elias Silva e a outra liga itapevi até a raposo (desafogaria o transito da região) é a estrada lucinda. Falta comprometimento da prefeitura. Quando vejo as placas em Itapevi, escrito Asfalto para todos , eu me pergunto onde?

    ResponderExcluir
  2. A estrda da Roselandia que liga Itapevi a Raposo Tavares estava passando pro melhorias nos proximos meses, conforme anunciado neste blog e conquistado,ja a Elias Silva ainda nao temos informaçoes sobre as obras,mas procurarei me informa se ha alguma provisao de melhorias e estarei informando, lembrando que as obras de melhorias na SP029 Estrada da Roselandia Cotia-Itapevi levou um bom tempo para conseguirmos ganhar a atençao do Senhor Governador/SP e somente agora ganhou Iluminaçao e ganhará outras melhorias.
    Obrigado por participar de meu blog.

    ResponderExcluir

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas