sexta-feira, 30 de março de 2012

Obras da nova etapa do Corredor Oeste devem começar até junho deste ano

foto da net arquivos

Corredor viário vai ligar Itapevi ao Butantã e fazer integração entre linhas de ônibus, CPTM e o Metrô


Devem ser iniciadas ainda no 1º semestre desse ano as obras da etapa final do corredor viário que vai ligar Itapevi ao bairro do Butantã, na Capital, fazendo também a integração entre linhas de ônibus intermunicipais, trens da CPTM e o Metrô.

Esse novo trecho vai complementar a primeira etapa do projeto, batizada de “Corredor Oeste” e que está com as obras em andamento, interligando as cidades de Jandira e Itapevi, cujo prazo de conclusão é o 2º semestre de 2012. Ele vai passar ainda por Barueri, Carapicuíba e Osasco até chegar até a futura estação Butantã, da Linha 4 Amarela do Metrô, que também está em obras.

De acordo com dados da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), empresa responsável pelo projeto, Carapicuíba é a cidade que mais vai sofrer intervenções com o projeto, já que serão realizadas obras em vias da região central.

Ao todo, serão 30,4 km de extensão de Itapevi a São Paulo, formando o terceiro maior corredor de transporte coletivo da região Metropolitana. A expectativa da empresa é que haja uma redução de 28% no tempo de viagem desse trajeto, que hoje dura cerca de 65 minutos.

Trecho de Jandira deve ser liberado esta semana

Já as obras do corredor que acontecem na região central de Jandira, no trecho da rua Ricarte Sewaybricker junto ao Terminal Rodoviário, devem ser concluídas ainda esta semana, liberando a rua ao tráfego.

Segundo técnicos da EMTU, as três faixas da via serão liberadas. Além disso, haverá nova sinalização e instalação de semáforos. Já o restante dos trabalhos, que envolve ainda a colocação de cobertura metálica junto ao terminal rodoviário, tem conclusão prevista para o final de abril. A partir daí, começam as obras do lado oposto do terminal, na avenida João Balhesteiro.

Já em outro trecho do corredor, no bairro Sagrado Coração, houve atraso no cronograma, segundo a EMTU, devido à necessidade de remanejamento de tubulações da Sabesp e da rede de energia da Eletropaulo. Outro problema são os processos envolvendo desapropriações de imóveis, que ainda não foram concluídos. Com isso, o término dos trabalhos deve acontecer apenas em agosto. Em Itapevi, o trecho que corta a região central também já foi liberado ao tráfego.
Da redação
(cotidiano@webdiario.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas