quinta-feira, 1 de março de 2012

Transporte: sem licitação, alternativos prometem melhorias

A licitação do transporte coletivo está em andamento e deve sair nos próximos dias. Ao menos isso é o que está garantindo a prefeitura de Cotia, em nota distribuída à imprensa hoje.  Mas enquanto isso não ocorre, a promessa é de melhoria na qualidade do transporte alternativo da cidade.
Agora uma nova cooperativa surge como promessa de que em aproximadamente 30 dias melhorias significativas serão percebidas segundo Welligton dos Santos, o Leto, presidente da Cooperstar – Coorperativa de Transporte Alternativo de Cotia que substitui a Coopertac nas linhas municipais da cidade. Embora ninguém confirme um dos motivos para o atraso na realização da licitação do transporte e se deve à grande pressão que o governo vinha sofrendo pelo risco que os perueiros corriam de ficar fora do transporte da cidade. A Coopertac continua existindo, mas apenas para fazer os acertos administrativos dos cooperados que começam a migrar para a nova cooperativa que tudo indica terá as qualificações necessárias para ser incorporada ao novo sistema após a licitação, se é que seja possível adiantar isso.
Na quarta-feira (29/2), o prefeito Carlão Camargo, o vice Moisezinho, o secretário de Transportes e Trânsito, Claudio Olores se reuniram com a diretoria da nova cooperativa para traçar as novas metas de aumento à qualidade e segurança dos usuários do sistema de transporte público no município.
Segundo a prefeitura, será desenvolvido um trabalho conjunto com a nova Cooperativa, para reestruturar o sistema, que tem como prioridade substituir os veículos que não preenchem os requisitos previstos em Lei, por microônibus. Também será promovida a requalificação dos operadores, com implantação de uniformes e identificação dos motoristas e cobradores.

A reunião apresentou ainda, o cumprimento pelos operadores das linhas e dos intervalos de cada viagem. “O cidadão usuário precisa ter a certeza de que os horários serão rigorosamente cumpridos, e para que as novas regras possam funcionar, está sendo exigida a implantação de monitoramento do sistema. Portanto, quem quiser continuar trabalhando no transporte alternativo, terá que respeitar as regras, em especial a dos intervalos das linhas, e não mais optar por trabalhar apenas nos horários de pico, prejudicando a população usuária”, ressaltou o secretário Claudio Olores.
“Nosso maior compromisso é com a qualidade do transporte”, disse Leto ao cotiatododia.   Segundo ele, a partir de hoje iniciou-se o recadastramento dos operadores, renovação de alvará e posteriormente a troca da frota. “Em aproximadamente 30 dias, creio que os usuários já sentirão mudanças”.
A partir dessa reunião o prefeito Carlão determinou que a SETTRANS, juntamente com a Cooperativa, trabalhem em parceria e se reúnam o tempo necessário para a implantação e funcionamento do novo sistema.
A prefeitura não divulgou quando realizará a licitação inicialmente prevista para setembro do ano passado, conforme publicado aqui no cotiatododia.

Fonte www.cotiatododia.com.br - Sonia Marques

Leia também: O que pode mudar com a licitação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas