segunda-feira, 16 de abril de 2012

Corredor Rebouças perde passageiro mas continua importante

corredor Rebouças


Metrô tira passageiros do Corredor da Rebouças
No entanto, equipamento não perdeu a importância e ainda transporta milhares de passageiros
O funcionamento integral da linha 4 Amarela do Metrô teria provocado a queda de 71 mil passageiros por dia no Corredor de Ônibus Campo Limpo / Rebouças / Centro.
Parte do corredor de ônibus faz o mesmo trajeto da linha metroferroviária.
A justificativa é a migração de parte dos passageiros dos ônibus em busca da maior velocidade do metrô.
No entanto, a manutenção do corredor de ônibus, que passa por reformas, é considerada essencial pelos ônibus atenderem a trechos onde não há circulação do metrô e demandas pontuais em trajetos menores.
O corredor de ônibus é visto como um equipamento que pode evitar a piora do quadro de superlotação do metrô, além de atender quem precisa passar pelos bairros sem necessariamente chegar ao centro.
Diante da queda da demanda, no entanto, especialistas defendem a redução do número de ônibus em circulação pelo corredor.
Isso deixaria o trânsito nas vias exclusivas mais rápido, com menos veículos de transportes coletivos.
Mas os especialistas dizem que a redução do número de ônibus contrariaria os interesses das empresas que também recebem subsídios por partidas realizadas.
A SPTrans nega e afirma que o número atual de partidas é necessário, mesmo com a queda na demanda.
A velocidade média dos ônibus do corredor caiu de 17,8 km/h em setembro do ano passado quando foi inaugurada a operação integral do Metrô, para 14 km/h neste mês de março.
A explicação, no entanto, reside no fato de o corredor estar passando por obras de modernização e ampliação, que devem deixar a velocidade dos transportes coletivos sobre pneus maior que no ano passado.
A demanda do corredor de ônibus em março do ano passado era de 399 mil passageiros por dia útil. Agora passou para 328 mil pessoas nas linhas que servem o corredor Campo Limpo / Rebouças / Centro. Ou seja, muita gente ainda precisa dos ônibus no corredor e seria um equívoco dizer que o equipamento se tornou obsoleto.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas