Empresas mais reclamadas | Número de queixas | |
1º | CLARO | 1984 |
2º | TIM | 1385 |
3º | OI | 996 |
4º | VIVO | 842 |
5º | NEXTEL | 506 |
Os principais problemas registrados foram: cobrança indevida (como por exemplo, a alteração de planos pré para pós-pago sem anuência do consumidor ou cobrança de pacote de dados ou serviços não solicitados); falha na prestação de serviço (falhas de conexão, inoperância ou queda frequente no sinal, velocidade da internet abaixo da contratada); além da dificuldade de fazer o cancelamento.
Dicas para o consumidor
- Antes de contratar um serviço, informe-se sobre os diversos planos comercializados e verifique aquele que melhor atende suas necessidades, considerando os recursos e serviços oferecidos, seus hábitos de utilização e o custo;
- As operadoras devem informar, de maneira clara e precisa, como funcionam os planos ofertados: minutos, quantidade de SMS disponíveis, se o serviço de internet está incluso no pacote, o valor cobrado pelo uso excedente dos serviços, o que esse pacote lhe permite na prática (envio e recebimento de fotos, vídeos, e-mails e a quantidade disponível; tempo de acesso à internet; etc.). Confira outras dicas para a contratação de serviço de telefonia celular aqui.
O serviço de telefonia é essencial, e como tal, o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor determina que ele seja prestado de maneira adequada, eficiente, segura e contínua.
Mesmo assim, o serviço está sujeito a falhas e, quando elas ocorrem, seu telefone pode ficar mudo, com chiado ou o sinal passa a cair com frequência, por exemplo. O que fazer quando algo do tipo ocorre? Veja o post "Seu telefone não funciona? Saiba o que fazer".
Saiba que: caso não esteja satisfeito com a sua operadora atual, você pode optar pela portabilidade numérica.
Onde reclamar
Caso tenha problemas com a sua operadora de telefonia, o consumidor pode entrar em contato com um dos canais de atendimento do Procon-SP ou com a Anatel.
Quem reside fora do município de São Paulo, pode encontrar o endereço e o telefone do órgão de defesa do consumidor de sua cidade aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas