segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Metrô Cotia vai sair do papel, mas em 8 anos


Sobre a notícia publicada nesta sexta-feira (3) em relação a licitação da linha 22 do Metrô ligando Cotia à São Paulo, vale retificar que na verdade o prazo para o início e finalização das obras  não é 2014, este é o prazo para conclusão de todo o projeto. As obras ainda não tem data definida mas devem ser concluídas até 2020. Além da linha Cotia, que conforme já divulgado pelo cotiatododia deve ser do tipo Monotrilho, ou seja, suspenso, outras 3 linhas estão previstas.
Uma para Guarulhos, em metrô convencional, que deve passar pelo centro de São Paulo chegando em Campo Belo, Brooklin e Itaim Bibi. A terceira linha, considerada a mais importante, será a 23, paralela à marginal Tietê, que ligará a Lapa à Via Dutra e cruzará bairros como Freguesia do Ó, Casa Verde, Limão e Santana.  A quarta linha nova irá conectar a Cachoeirinha (zona norte) ao Ipiranga (sul), passando por áreas importantes do centro paulistano, como Bom Retiro, Brás e Cambuci.


Imagem da FolhaSP
Entenda
Considerado solução para o caótico trânsito da Raposo Tavares, que se transformou em uma grande avenida, o monotrilho passou a fazer parte do sonho de parte da população a partir de 2009, quando o grupo Think Tank – pensar e agir Granja Viana, apresentou um proposta que foi considerada viável pelo então presidente do Metrô de São Paulo, José Jorge Fagalli.
O governador Geraldo Alckmin durante uma visita em Cotia em 2011 chegou a descartar o projeto para Cotia mas, oito meses depois, o secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, prometeu ao prefeito Carlão Camargo que irá encaminhar os estudos.
Em Cotia estão previstas inicialmente 16 estações ao longo da Raposo Tavares conectando-se com as linhas 4 amarela e 9 esmeralda: Parque Jardim Previdência, Jardim Bonfiglioli, L‟Abitare, Educandário Ester, Monte Belo, Jardim Boa Vista, COHAB Raposo Tavares, Santa Maria, Estrada da Aldeia, Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque Alexandre, Sabiá, Rotary e Cotia (Centro).
Com a Linha 4 – Amarela, promoverá acesso ao subcentro de Pinheiros, região da Avenida Paulista e ao Centro Histórico da Cidade. Com a Linha 9  – Esmeralda, através de sua integração com a Linha 5 – Lilás, promoverá acesso à Santo Amaro, Brooklin, Campo Belo, Moema, Vila Mariana e  demais áreas atendidas pela malha metroferroviária.

Fonte: CotiaTodoDia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas