segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ÔNIBUS LEVA ALEGRIA, DIVERSÃO, ARTE E ASSITÊNCIA SOCIAL


ON IBUS
As apresentações teatrais serem de características infantis, mas todos são tocados pelas mensagens de valores simples e puros que fazem falta no dia a dia, inclusive as pessoas mais vividas. Foto: Adamo Bazani

Arte, auxílio às comunidades e bons valores a bordo de um ônibus
Artistas de Cristo levam no Expresso Alegria ajuda a quem mais precisa e mostram que ônibus pode ser muito mais que um meio de transporte

“O nosso objetivo é chegar onde ninguém quer ir” .

A frase do coordenador da iniciativa do Expresso Alegria, Josiel Martins, resume bem o trabalho do grupo Artistas de Cristo que com os ônibus chegam aos locais onde as pessoas necessitam de auxílio social e muito mais que isso: arte, diversão e uma palavra amiga.
Atualmente, o grupo possui quatro ônibus usados do sistema de Curitiba, no Paraná, onde há 23 anos surgiu a ideia. Entre estes ônibus, há do tipo articulado que, pelo espaço maior, também existe a possibilidade da instalação de consultórios para a área de saúde.
Apesar de ter nascido no Paraná, o Expresso Alegria percorre todo o Brasil e países vizinhos.
“No Paraguai, ajudamos uma escola e diversas comunidades. O país até hoje se ressente da Guerra do Paraguai (1864 – 1870). A nação começava a se desenvolver por conta própria numa época que a industrialização e uma agricultura mais aprimorada se instalavam quando ocorreu o conflito. Hoje ainda há muita dependência de produtos estrangeiros em especial os chineses para o comércio e s condições sociais são complicadas. Duas ou até mais crianças dividem uma mesma carteira na escola” – disse Josiel.
No Brasil, diversas cidades são visitadas.
Neste feriado de 7 de setembro foi a vez de Mauá, no ABC Paulista.
Os ônibus são para vários usos e a reportagem acompanhou a preparação e a apresentação de uma peça teatral e atividades para as crianças.
Por dentro, o veículo é de tudo: camarim para maquiagem, dormitório, espaço para trabalho,área de mesa de som, para guardar equipamentos. Os bancos de fibra urbanos foram substituídos por rodoviários de micro-ônibus. Apesar do espaço restrito, nada é feito com aperto.
expresso alegria
Ônibus Expresso Alegria leva assistência social, arte e uma mensagem amiga a comunidades carentes no Brasil e nos países vizinhos. Foto: Adamo Bazani
Por fora, os ônibus podem ser um circo, um palco de teatro, um trio elétrico, cinema, no que for preciso, o ônibus se transforma.
Josiel fala que as pessoas precisam de ajuda material, o que é feito em algumas visitas, mas elas querem também ter acesso à cultura e produtos culturais com bom conteúdo para a família.
“Nossos ônibus levam o trabalho social que agrega muita gente, mas não é raro depois de, no final da tarde, o número de pessoas ser maior no local onde ficam parados ônibus sabe para que? Para assistirem as exibições de cinema. Vamos muito a cidades de interior nas quais os moradores, até os de idade mais avançada, nunca foram ao cinema na vida” – conta Josiel.
As peças trazem mensagens cristãs, mas independentemente de denominação.
Expresso
Apesar do espaço restrito, ônibus abriga camarim para maquiagem, dormitórios, equipamentos, mesa de som, área de trabalho e tudo sem apertos. Foto: Adamo Bazani
“É muito gratificante atender às pessoas que ninguém se importa por elas. Quantas vezes conversamos com crianças e perguntávamos onde estavam os pais e elas respondiam que estavam presos ou até alguns mortos. E quantas pessoas de idade choravam ao ver de novo os valores simples e puros nas peças infantis” – disse Josiel.
O grupo Artistas de Cristo começou com 06 pessoas e hoje conta com 40 colaboradores.
Nas apresentações de Mauá, o grupo contou com o apoio da operadora do lote 02 da cidade, Leblon Transporte de Passageiros.

Fonte: Blog:Ponto de onibus, por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas