segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Passageiros que dependem do transporte público se queixam de pontos sem abrigos

Passageiros que dependem do transporte público se queixam de pontos sem abrigos ou com estrutura deteriorada e sem manutenção.Pontos de õnibus, precárias irritam usuários do transporte coletivo urbanos

Em,Cotia, Itapevi, Jandira,Taboão da Serra, Carapicuíba,Baruerí,Vargem Grande Paulista e cidades vizinhas- Usuários do transporte público de todas as zonas da cidade reclamam da má condição das paradas de ônibus.
A falta de sinalização, de cobertura e assentos é a principal queixa de quem passa até 50 minutos esperando debaixo da chuva ou do sol.
Na Avenida Rubens Caramez, que liga Cotia a Itapevi, existem várias paradas de ônibus se coberturas, uma encanamento de esgoto  quebrado do lado do ponto de ônibus exala um forte mal cheiro e prejudica quem por ali passa; além de suportar o odor, os usuários precisam tomar cuidado com as ‘armadilhas’,tipo calçada quebrada, mato ou entulhos jogados a beira da avenida; a maioria das paradas de ônibus está em péssimas condições". Vale destacar a falta de abrigos e sinalização precária;“Tem paradas em calçadas estreitas demais, falta de cobertura e sinalização que identifica a parada de ônibus".

Rodovia Raposo Tavares:
Na rodovia Raposo Tavares, existem alguns pontos de ônibus,que estão precariamente sem assentos, coberturas quebradas ou sem coberturas, além disso falta limpeza.No Km:19/20,sentido Cotia /São Paulo a parada de ônibus não é sinalizada , não tem cobertura e nenhuma identificação, e tem um belo espaço para colocarem um ponto de ônibus coberto;já no sentido São Paulo/Cotia, existe o ponto de ônibus em péssimas condições que quando chove os passageiros de molham todos.
Veja respostas do DER,sobre o ponto de ônibus entre o km 19 e 20da Raposo Tavares ambos os sentidos:
- O abrigo existente no ponto de ônibus localizado na altura do km 20 da Rodovia Raposo  Tavares, pista oeste, é "tipo prefeitura", devendo este pedido ser encaminhado a   Subprefeitura do Butantã; e
 - O local utilizado pelos usuários como ponto de ônibus na margem oposta altura do km 20, não é oficial, inviabilizando, desta forma, a execução do abrigo ora pleiteado.
Já em Cotia também encontramos este ponto de ônibus na via lateral da Raposo Tavares, sentido São Paulo.

Também existem as paradas irregulares, que deveriam estar em outro lugar,para dar vazões ao transito e as saídas dos ônibus das paradas para embarque e desembarque de passageiros.

Taboão da Serra
Em Taboão da Serra,os problemas são idênticos, e ainda piores pois não há coberturas nos pontos de ônibus e sim somente uma identificação como esta abaixo:
  

A Secretárias Municipais de Transportes Urbanos, disse que está fazendo um levantamento das paradas que precisam de reparos e mais sinalização para solucionar o problema.

Itapevi
Em Itapevi, não há quase paradas e abrigos de ônibus coberto.

Os passageiros que mais sofrem com os descasos dos órgãos públicos são os portadores de necessidades especiais, falta rapas, guias e faixas tricotadas no chão para deficientes visuais, entre outros problemas que se apresentam na vida do nosso cotidiano.
A falta de investimentos em pontos de ônibus coberto, é mais um desrespeito com a população, tanto das empresa que atuam nas cidades, como da prefeitura que não exige a instalação e manutenção, destes ponto de ônibus coberto no contrato de prestação de serviços ou licitação.
Outro problema que merece atenção das administrações públicas é que os pontos existentes é a falta de limpeza dos mesmo e lixeiras para os passageiros colocarem os lixo.

A população já sofre com grande intervalos nas linhas de ônibus,superlotações, passagens caras e tanto outros problemas que se apresentam ao andar de ônibus, o transito que não ajuda.
Em Carapicuíba, Baruerí,Cotia,Jandira e outras cidades,foram colocadas alguns pontos,embora não o suficientes.
Já em Vargem Grande Paulista, a situação é a mesma, ponto de ônibus sem coberturas e muita demora dos ônibus.
Falta Mobilidade Urbana, e um novo conceito em transporte coletivo, envolvendo a sociedade e o poder público, para que haja melhorias e qualidade na prestação de serviços e melhor atendimento por parte das empresas que atuam nas cidades e região.

Por: Carlinhos Aniceto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas