quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Raposo terá atraso em obras e está sem manutenção


Quem trafega pela Raposo Tavares, além de ser obrigado a ter paciência com o trânsito cada vez mais engarrafado, ainda se depara com a falta de manutenção ao longo da rodovia. São buracos, asfalto rachado e tapa buracos mal feitos (fotos), o que danifica os veículos, principalmente a suspensão, pneus e rodas, sem contar o risco que motoristas correm ao tentar desviar de algum obstáculo, além do acúmulo de lixo e mato.
As obras prometidas pelo Governo do Estado para este ano não vieram (leia matéria do cotiatododia em fevereiro) e somente ficarão prontas em 2014, afirmou o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) em nota enviada à nossa redação nesta semana.
A publicação do edital de licitação para a obra estava prevista para este mês, mas só sairá em outubro
Mas o que intriga os usuários da Raposo é que mesmo com o atraso no início das obras, o DER não está fazendo a manutenção necessária na via.
Além das condições do piso da rodovia, o lixo se acumula entre os Kms 10 e 34, onde é de domínio do DER.


O órgão alega que a falta de manutenção é por culpa da empresa Soebe, que perdeu a licitação e contestou na Justiça.
O DER no momento está contratando, em caráter emergencial, uma empresa para realizar a limpeza na rodovia. A previsão para o início da conservação é na segunda-feira.
Serão realizados, de acordo com cronograma pré-determinado e com as necessidades que a rodovia apresenta, operações tapa buracos, limpeza da pista e roçada dos acostamentos.

Obras
As obras previstas e prometidas pelo governador Geraldo Alckmin deveriam ter a licitação aberta em agosto de 2011 e serem iniciadas em janeiro deste ano, porém, estão atrasadas e só devem ficar prontas em 2014, justamente em ano de eleições.
O projeto prevê obras entre o km 9,8 e o km 30,6. Nesse trecho, serão realizados serviços de recapeamento da pista, dos dispositivos de acessos e retornos; implantação de dispositivo em desnível no km 11,2 (Avenida Benjamin Mansur), com implantação de passarela para pedestres no mesmo quilômetro; alargamento da ponte sobre o Rio Cotia, para implantação de pista de desaceleração à Estrada Fernando Nobre, com calçada para pedestres; implantação de retorno no km 27,3; retificação de curvas horizontais no km 11,6, km 11,8, km 16,2 e km 21,25.
A estimativa é que as obras sejam iniciadas em janeiro de 2013 e concluídas em junho de 2014. O valor orçado das intervenções é de R$ 98 milhões.
  
 Fonte: CotiaTodoDia, por: Beto Kodiak

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