São Paulo ganhará abrigos de ônibus hi-tech com design futurista
A partir do ano que vem,
São Paulo terá 6,5 mil abrigos e 14 mil totens de ônibus com design
futurista, informações sobre o tempo de espera dos ônibus e iluminação.
O
jornal O Estado de S. Paulo teve acesso exclusivo aos protótipos
instalados no Pavilhão de Exposições do Anhembi e verificou que um deles
oferece até um painel touchscreen. O custo estimado de instalação é de
R$ 550 milhões. A SP Obras está tocando a licitação.
A troca dos abrigos e
totens faz parte da segunda fase da Cidade Limpa - que também inclui
publicidade em relógios. O consórcio que vencer a licitação deverá
instalar os pontos e fazer a manutenção. Em troca, poderá explorar a
publicidade nas paradas de ônibus.
Em comum, todos os novos
pontos apostam em transparências e espaços para anúncios luminosos.
Além da informação sobre o tempo de espera dos ônibus e os bancos, é
obrigatório que haja total acessibilidade, com piso tátil e informações
em braile. Parece filme de ficção científica se comparado aos 14 modelos
existentes atualmente na cidade, alguns com mais de 20 anos, de
concreto, da época da já extinta Companhia Municipal de Transportes
Coletivos (CMTC).
Nesta quinta-feira,
acontecerá mais uma etapa da licitação, com a exposição dos modelos à
comissão de licitação e ao grupo técnico. Os consórcios que disputam o
monopólio de 25 anos da publicidade nos abrigos são o Pra SP, formado
pelas empresas Odebrecht, Kalítera e Rádio e Televisão Bandeirantes
(MG), e o Os Abrigos de São Paulo, do grupo francês JCDecaux.
O consórcio Pra SP tem
modelos desenhados pelo arquiteto Guto Índio da Costa. São cinco
modelos, todos hi-tech, com espaço para anúncio digital. Um deles tem
até um grande painel com o qual os passageiros poderão interagir. Além
disso, há uma versão sem banco, para calçadas mais estreitas. O grupo Os
Abrigos de São Paulo apresentou dois modelos. Um deles do arquiteto Ruy
Ohtake e o outro de Carlos Bratke. Ambos apostam em formas leves e
arredondadas, também com painel eletrônico.
Lucro
De acordo com o prefeito
Gilberto Kassab (PSD), a cidade não gastará nada e ainda vai lucrar em
impostos com o modelo. "Com aquela publicidade visual, a cidade
arrecadava 6 milhões por ano (equivalente a R$ 15 milhões). Agora, vamos
arrecadar em torno de 100 milhões por ano (equivalente a R$ 264
milhões)."
A São Paulo Transportes
(SPTrans) deve escolher onde serão colocados os abrigos e totens. A
medida visa evitar que a empresa vencedora da licitação queira apenas
colocar abrigos nos locais onde os anúncios tenham maior valor de
mercado.

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