O governo do Estado de São
Paulo deve anunciar ainda em outubro o vencedor da licitação para o projeto
funcional da linha de Metrô que vai ligar São Paulo a Cotia.
O edital
ficou disponível até 13 de setembro. No dia seguinte, foram abertas as
propostas, que devem levar cerca de um mês para serem analisadas. Depois disso,
sai o anúncio.
A empresa vencedora ficará responsável por elaborar o
projeto que vai indicar toda a viabilidade técnica da linha, que recebeu o nome
de Linha 22 do Metrô, além de propostas de traçado e estimativa de
custos.
A partir do anúncio, a empresa vencedora terá 12 meses para
apresentar o projeto. Com isso, ainda não há prazo para início das
obras.
No edital, o Metrô adiantou parte do traçado. Ele deve seguir o
eixo da rodovia Raposo Tavares, hoje a principal ligação viária entre a Capital
e Cotia, cortando também Osasco. Com isso, a estimativa é de que a linha sirva
de alternativa para redução dos congestionamentos na estrada, recebe um fluxo
médico de 515 mil veículos por dia. Desse total, 52% são de por transporte
coletivo, incluindo ônibus e vans. Uma parte deles pode ser trocada pelo metrô.
. Já em termos de público estimado, o ramal atenderia uma população estimada em
530 mil pessoas.
Estão previstas ainda 16 estações ao longo da rodovia
Raposo Tavares: Parque Jardim Previdência, Jardim Bonfiglioli, L‟Abitare,
Educandário Ester, Monte Belo, Jardim Boa Vista, COHAB Raposo Tavares, Santa
Maria, Estrada da Aldeia, Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque
Alexandria, Sabiá, Rotary e Cotia (Centro).
A Linha 22 terá ainda
conexões com a Linha 4 Amarela do Metrô, que atende a região de Pinheiros e com
a linha 9 Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que vai
de Osasco ao Grajaú.
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