Serviços de ônibus intermunicipais no ABC são precários. Se empresas esvaziarem mais uma vez a licitação, companhias de outras regiões poderão ser contratadas. Grupo TRA |
Se companhias atuais não participarem de licitação em 2013, presidente da EMTU disse que órgão pode subdividir o ABC para viações de outras áreas
O presidente da EMTU, Joaquim Lopes, apresentou em audiência pública nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, os principais pontos da licitação para os serviços de ônibus intermunicipais do ABC Paulista, a chamada área 5.
Com sérios problemas como atrasos, ônibus quebrados e em mau estado e linhas desatualizadas, os serviços no ABC Paulista são os únicos da grande São Paulo que nãom foram licitados. As outras quatro áreas passaram por processo de licitação e tiveram melhorias, como linhas condizentes com as atuais necessidades de origem e destino, ônibus novos e acessíveis e operações mais organizadas, inclusive com a formação de consórcios entre as empresas.
Os principais pontos da licitação do ABC, que terá apenas um contrato de permissão válido até 2016, quando todas as outras áreas devem ser licitadas novamente, são mais flexíveis em relação às demais cidades da Grande São Paulo.
A idade máxima da frota pode ser de 10 anos para ônibus convencionais e de 12 anos para articulados. O Governo do Estado deve ceder os equipamentos de GPS para instalação nos ônibus.
Mesmo assim, os empresários da região que impedem o certame desde 2006, não se agradaram das propostas e dizem que apesar das regras mais flexíveis, os investimentos para renovação de frota serão altos para um contrato curto.
Hoje a média de idade dos ônibus intermunicipais da região é de 9,54 anos (média, já que há ônibus com mais de 20 anos circulando)
Se a licitação não for alvo de boicote de novo, o sistema renovado entraria em operação em 2014 e valeria até 2016.
No entanto, desta vez, Joaquim Lopes disse que se as empresas esvaziarem o certame como das vezes anteriores, viações das outras quatro áreas podem ser contratadas por aditivos de seis meses.
“Até 2014, a situação será regularizada, com plano A ou B” – prometeu.
Fonte: Blog: Ponto de ônibus, por: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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