Usuários das linhas intermunicipais de ônibus reclamaram sobre o aumento no valor das passagens, anunciado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) na semana passada e que passou a vigorar no último sábado (24).
Irani Domingos viaja, todos os dias, de Mairinque para São Roque e, depois para Araçariguama, onde trabalha. A usuária não ficou sabendo antes da medida, apenas na segunda-feira (26). “Cheguei segunda e fui informada do reajuste. Se tivesse vindo com o dinheiro contado, eu não ia embarcar”, afirmou.
Ela também reclamou do aumento da passagem de São Roque para Araçariguama, que foi de R$ 2,70 para R$ 2,90. “Mesmo parecendo pouco, no fim do mês faz diferença, principalmente porque não pagam a minha passagem onde eu trabalho. Então, sai do meu bolso”.
Erick Rodrigues
Apesar do aumento, reajuste foi menor que o de 2011
Maria Madalena Martins se queixou do novo preço da passagem de Mairinque para São Roque. “Esse aumento é absurdo, pois vai pesar bastante no orçamento. O nosso salário não teve reajuste”, disse ela.
Apesar do aumento, a ARTESP explicou que o reajuste atual (6,85%) foi menor do que no ano passado (8,88%). Além das linhas intermunicipais, a medida também vale para as suburbanas. “O cálculo é feito pela ARTESP com base na variação dos insumos do setor como, por exemplo, o óleo diesel que sofreu aumento de 10,66% e os ônibus que estão até 27% mais caros”, explicou o órgão.
Fonte: Jornal da Economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas