Para ela, enquanto as suspensões e punições às empresas não forem maiores, os serviços aos consumidores não irão melhorar. “A suspensão deve durar até haver uma melhoria da qualidade dos serviços, dos SAC. A Anatel perdeu uma boa oportunidade de obrigar as empresas a melhorarem os serviços oferecidos aos clientes”, disse Maria Inês.
Operadoras de celular retomam promoções
Um dia após a Secretaria Nacional do Consumidor divulgar o balanço do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), colocando o serviço de telefonia como o mais reclamado em 2012, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou ontem o retorno de promoções de, pelo menos, duas empresas de telefonia celular. A TIM poderá comercializar o plano Infinity Day — chamadas locais ilimitadas pagando R$ 0,50 por dia. A Claro fica livre para promover suas ofertas.
“É um paradoxo. Os órgãos reguladores devem atuar em conjunto com os órgãos de defesa do consumidor. São todos do governo. Após o boletim do Sindec ser divulgado, a Anatel premia as empresas. É uma incoerência”, critica a secretária de Defesa do Consumidor do município do Rio, Solange Amaral.
Presidente da Anatel, João Rezende informou que o órgão enviou ontem ofício às empresas dizendo que elas podem fazer suas promoções. “Mas nós vamos voltar a avaliar a rede das operadoras daqui a três meses e, se a gente verificar que houve queda na qualidade do serviço, essas promoções podem ser suspensas”, afirmou.
Em novembro, a agência suspendeu a venda do Infinity Day sob o argumento de que a rede de telefonia da empresa poderia não suportar o tráfego adicional, levando a queda na qualidade do serviço prestado aos clientes e aumento das reclamações.
Por nota, a TIM informou que avaliará o momento mais oportuno para lançar a oferta, pois — inicialmente — a promoção havia sido preparada para as vendas de Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas