terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Linhas da Metra voltam a operar em ponte que cedeu. Justiça autoriza continuação de licitação de corredores


Metra
Decisão da Justiça possibilita a continuação da fase de pré-qualificação para as obras de construção de corredores de ônibus metropolitanos em São Paulo e Campinas. Fase estava parada por causa de liminar favorável a duas construtoras que contestavam o modelo de licitação da EMTU. Já no Corredor ABD, parte das operações volta a ser restabelecida depois que uma ponte em Santo André, por onde passam os trólebus e ônibus da Metra, afundou por causa da chuva forte e falta de manutenção. Foto: Adamo Bazani.

Decisão do TJ permite continuidade de licitação de corredores de ônibus metropolitanos. No Corredor ABD, linhas suspensas por causa de ponte que afundou voltam a circular
Justiça suspendeu liminar que impedia a Concorrência de Pré-Qualificação de interessadas em construir corredores para a EMTU, de São Paulo. Já no Corredor ABD, linhas 285 e 284 M voltam a funcionar só com veículos diesel. Sônia Maria ainda suspensa
Uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo possibilitou a continuidade da concorrência de pré-qualificação para as obras dos corredores de ônibus metropolitanos “Guarulhos – Itapevi”, “BRT Perimetral Leste” e “Corredor Itapevi – São Paulo”, na região metropolitana de São Paulo, e do Corredor Noroeste, que vai atender Campinas e municípios vizinhos.
A concorrência estava parada por causa de uma outra decisão judicial, de dezembro do ano passado, que atendia mandado de segurança movido pela Construtora Ferreira Guedes S.A. e CETENCO Engenharia S.A.
A Justiça suspendeu os efeitos da liminar favorável ao pedido das duas empresas.
Elas contestavam, entre outros aspectos, o modelo de concorrência.
A pré-qualificação proposta pela EMTU envolvia numa única concorrência todas as obras. Segundo alegação da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, a pré-qualificação permitirá que as empresas selecionadas possam se programar para a licitação da execução das obras. A EMTU diz que a fase de pré-qualificação também possibilita que empresas mais capacitadas participem e que a qualidade das propostas seja maior.
Com a decisão da Justiça, está mantida a data de 07 de março para a entrega da documentação técnica, jurídica e econômico-financeira das empresas interessadas.

CORREDOR ABD:
Já no Corredor ABD, que liga as zonas Leste e Sul de São Paulo por municípios do ABC Paulista, os serviços das linhas que passam sobre a ponte Antônio Cardoso, na Avenida dos Estados, em Santo André, que afundou por causa da chuva e falta de manutenção, voltam a operar parcialmente.
Segundo nota da Metra:
“Os ônibus intermunicipais que circulam pela ponte da Avenida dos Estados, em Santo André, voltam a operar no itinerário normal. A partir desta terça-feira, dia 26 de fevereiro, as linhas 285 (São Mateus – Ferrazópolis) e 284M (São Mateus – Shop. Metrópole) voltam a funcionar parcialmente, com veículos a diesel e nos horários normais. A nova proposta de trajeto – pela mão contrária da ponte – dispensa a necessidade de fazer transferência no Terminal Santo André Oeste, o que ocorreu na semana passada.
A medida fez parte de um esforço conjunto entre Prefeitura de Santo André, EMTU/SP e a concessionária Metra. A via está interditada desde o dia 14, após parte de o asfalto ceder em decorrência das fortes chuvas que ocorreram na cidade. Já a linha 487 (Sônia Maria – Parada Santa Tereza) continua paralisada temporariamente”

Fonte:  por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas