A
CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve assinar ainda em
março contrato com a empresa Consórcio Oficina Setec para a elaboração
do projeto funcional e estudos de viabilidade do trecho ferroviário que
vai chegar até Alphaville.
A empresa foi a vencedora da licitação
e tanto a homologação do resultado quanto a assinatura dependem agora
apenas de trâmites burocráticos.
O chamado “ramal Alphaville”,
anunciado no final do ano passado pelo governo do Estado, será uma
extensão da linha 8, de Itapevi a Júlio Prestes, até o bairro de
Barueri.
Mas, ainda que o projeto esteja em andamento, as obras
não são consideradas prioritárias dentro do cronograma da CPTM para a
região Oeste. A meta principal é entregar, ainda este ano, mais duas
estações na Linha 8, até Amador Bueno, e ainda iniciar as obras da
extensão da linha 9 até Varginha.
Na sequência, a CPTM vai
investir nos projetos de trens regionais, incluindo uma linha até
Sorocaba, que vai cortar toda a região Oeste. Já as obras até Alphaville
só deve começar a sair do papel em 2015. Antes disso, no próximo ano,
deve acontecer a concorrência para contratação da empresa que será responsável pelas obras.
Pelo
projeto original, o formato será definido entre monotrilho, um VLT
(Veículo Leve sobre Trilhos) ou até o trem convencional. Já o traçado em
estudo tem o formato de um “U” invertido, partindo da Estação Sagrado
Coração e chegando à Estação Barueri, ambas na Linha 8.
No caso
do trem até Sorocaba, que também vai cortar as cidades da região, não
estão previstas paradas nas estações da CPTM nesse trajeto. A previsão é
fazer a licitação ainda este ano. A ideia é que esse trem funcione como
uma espécie de alternativa à rodovia Castelo Branco, percorrendo a
distância entre a Capital e a cidade em cerca de 50 minutos.
Fonte: webdiario.com.br, por: Erica Celestini
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