Ônibus em Maringá. Substitutivo de proposta do Governador Beto Richa pode estender a isenção do ICMS sobre o diesel dos ônibus urbanos para mais cidades. |
Substitutivo ao projeto do Governo do Estado foi aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou um substitutivo do projeto apresentado pelo Governador Beto Richa que estende para mais municípios a isenção do ICMS – Imposto Sobre Mercadoria e Serviços sobre o óleo diesel dos ônibus urbanos.
O substitutivo foi apresentado pelo deputado Ademar Traiano e teve aprovação por unanimidade.
Pela proposta, cidades com mais de 150 mil habitantes já contariam com a isenção.
Assim, não só os municípios que formam a RIT – Rede Integrada de Transporte se beneficiariam. Cidades como Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel Ponta Grossa, Guarapuava e os sistemas não integrados de São José dos Pinhais e Colombo contariam com a isenção.
Os objetivos da desoneração sobre o diesel são auxiliar na manutenção das integrações entre as linhas e permitir com que os próximos reajustes nas passagens de ônibus sejam menores.
O governador se mostrou favorável ao substitutivo. A desoneração já prolongada para estas cidades, de acordo com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec deve causar um impacto de R$ 30 milhões aos cofres públicos estaduais, mas esta menor arrecadação deve ser compensada com as altas no preço do diesel estipuladas pela Petrobrás, que só este ano já somaram 10,7%. Assim, pelo reajuste do derivado do petróleo, a arrecadação sobre o diesel de outros veículos aumentou.
SUBSÍDIOS CORTADOS:
Mesmo com a decisão do Governo Estadual e da expansão da isenção para outros municípios, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, diz que, apesar de válida, a medida não é suficiente para bancar parte significativa dos custos do sistema de transportes, em especial as integrações entre os ônibus da Capital e da Região Metropolitana.
Ele defende a manutenção dos subsídios diretos ao sistema, mas o governador Beto Richa já havia adiantado que a complementação de recursos seria cortada agora no mês de maio.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, defende a realização de uma ampla pesquisa de origem e destino na RIT para identificar a demanda real das integrações entre os ônibus municipais e os metropolitanos e assim, verificar o peso verdadeiro destas baldeações e enxugar o sistema, evitando sobreposições de linhas e serviços.
Fonte: por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas