A
mobilidade urbana é um grande desafio para São Paulo e uma das
alternativas para melhorar a locomoção dos cidadãos, segundo o vereador
Ricardo Nunes (PMDB), seria transformar rios e represas navegáveis em
hidrovias. O exemplo vem de países como China, França, Holanda e Suécia. “O projeto possui características e objetivos que podem revolucionar o transporte coletivo e tornar São Paulo uma metrópole com qualidade de vida para seus habitantes”, justificou Nunes. A alternativa é defendida no Projeto de Lei (PL) 54/2013 que está em tramite na Casa. Para Alexandre Delijaicov, coordenador do Grupo Metrópole Fluvial, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU), a capital paulista tem estrutura para hidrovias. “A situação dos rios na cidade favorece o transporte fluvial e, no caso das represas Guarapiranga e Billings, já poderia até começar, bastaria apenas colocar as embarcações”, afirmou.
De
acordo com o projeto, o Sistema de Transporte Público Hidroviário
atende a população em suas necessidades de locomoção para o trabalho e
lazer, e pode ser articulado com terminais de ônibus e estações do
metrô.
Segundo
Delijaicov, a ideia de integração com os outros meios de transporte é
ponto importante do projeto. “O Bilhete Único pode ser utilizado para
que as pessoas possam pegar o transporte fluvial, metrô, ônibus e trem”,
acrescentou.
O
coordenador do grupo ainda destaca a possibilidade de instalar
“ecoportos”, similares aos ecopontos, nas margens dos rios e represas.
“São Paulo pode servir de exemplo para outros municípios fazendo com que
a água seja vista também como uma via de deslocamento de materiais
recicláveis, mostrando que a boa gestão de resíduos sólidos está
diretamente ligada à qualidade das águas”, finalizou.
Fonte: Camara Municipal de São Paulo (Crédito: Grupo Metrópole Fluvia/ FAU-USP) |
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sexta-feira, 15 de março de 2013
Situação dos rios de SP favorece transporte fluvial, diz especialista
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