segunda-feira, 1 de abril de 2013

Feliz Aniversário Cotia 157 anos de Histórias,Lutas e Conquistas

Neste 157 anos da nossa cidade vamos falar um pouco de cada coisa; saúde, educação, segurança, transporte, moradia e um pouquinho de cultura e lazer.


Saúde:
A saúde publica de Cotia, assim como à de quase todo o nosso País, anda na UTI, pedindo socorro, não têm médico, não tem remédio, não tem quase ambulância, não tem equipamentos de ultimas gerações, e se têm não tem pessoal para opera-los, não tem nada assim se classificam os gestores que cuidam da Saúde aqui em Cotia, pois a falta de respeito com o cidadão está cada dia pior, e me pergunto onde estão os gestores municipais que não resolvem essa situação?.Ou vão deixar a saúde morrer por falta de cuidados imediatos!!!.

Educação:
Indo para a escola um aluno encontrou o outro e disse " não tem aula hoje" e  coleguinha pergunta, porque?, há professora faltou.Que Brincadeira sem gosto né falar que a professora faltou, o que falta mesmo é uma boa educação escolar, falta escolas com mais infra-estruturas e acessíveis, professores mais preparados e mais bem pagos, para poder educar as crianças que serão o futuro desta terra.
Educação é o ensino de boas praticas e maneiras para os nossos pequeninos e futuros jovens poderem granjear os talentos e as pratica-las. A Educação é precisa ser mais valorizada, e mais bem vista pelos nossos Governantes.

Segurança:
Tíro,Tíro, Tíro, chamem a polícia, pois é, vida de policial não é fácil, arriscar-se a cada dica, sem saber se vai voltar para casa, ver a esposa e os filhos. A Policia nas ruas menas violência, assaltos e tiros. 

Transporte:
Acordar cedo e caminhar, caminhar e caminhar, ir até onde o ônibus passa...
A vida do trabalhador ir e vim não é fácil, alem de enfrentar ônibus superlotados, demorados, ainda em dias de chuva é preciso se proteger da chuva, pois a empresa que presta serviço na cidade, não coloca ônibus suficiente, e nem investe na cidade.
A cidade sem ônibus novos, sem ônibus acessíveis aos bairros e aos portadores de necessidades especiais, a tarifa aumento mas nem avisaram, onde está a licitação do transporte coletivo municipal, emperrou?.
A Rodovia que liga a cidade de Cotia até a uma outra cidade, tá tãooo apertada que já ta até parecendo um ônibus coletivo, se chove molha dentro,e atrasa tudo, e se há acidentes parou e desce espera o próximo, porque esse não sai tão já horas e horas .
"Oras" o transporte coletivo de qualidade agrega passageiros e diminuem os carros na Raposo,e o empresário ganharia muito mais, mas sem essa intenção esquece a raposo e o transporte não há quem faça melhorar.

Moradia: 
Nem mesmo os moradores de rua tem um albergue, então para que se investir em Moradia,Casas Populares, Conjuntos Habitacionais (CDHU)?.
Falou se tanto em "Minha casa e minha Vida", mas cadê minha casa, porque minha vida já esta tão confusa que tudo que vejo é falta de interesse dos gestores, municipais.
Verbas têm, o quê não tem é uma gestão pública interessada em colocar em pratica os projetos de desenvolvimento urbanístico (Plano Diretor), afim de dar segurança,acessibilidade, um transporte de qualidade, e melhorando a segurança,e fazendo o melhor pela saúde do moradores da nossa cidade... 

Cultura e lazer:
Mas nem tudo esta perdido,todo ano tem Rodeio, rodeio lá onde a diversão garantida, e tudo se esquece, eventos como o aniversário da nossa cidade onde os cotianos tem que ir para casa cedo pois não há condução (Transporte Coletivo) para os convidados irem para suas casas, mais tarde.
O povo não muda, o que muda são os governantes, mas o povo tem o poder e a sabedoria e não sabe usa-las, quando tem a oportunidade de fazer um roteiro diferente faz a mesmisse de cada a quatro anos.
Daí não tem onde ir, e as reclamações nem respondem pois no município não há Ouvidoria para responder o cidadão.
Onde fica, para onde vai, o que vai ser, ou o que será , isso é comunicação, mas quem se importa se os sonhos acabaram e a leitura é amarga...Essa é a história de muitas lutas para que haja conquistas.

Feliz Aniversário Cotia, pelos seus 157 anos, e que na próxima comemoração eu possa fazer um diagnóstico diferente da nossa cidade e dizer que tudo isso mudou, então até lá amigos e leitores.

Por: Carlinhos Aniceto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas