| Linhas de ônibus que servem a USP têm quase o dobro da médioa de passageiros da cidade. Estudantes reivindicam mais veículos e novas linhas. |
Extinção e alterações de linhas de ônibus contribui para o carregamento dos serviços
Duas linhas de ônibus que servem a USP – Universidade de São Paulo estão sobrecarregadas de acordo com dados da SPTrans – São Paulo Transportes e apresentam quase o dobro da média de passageiros transportados por veículo em toda a cidade de São Paulo.
Cada ônibus da linha 8012-10 (Metrô Butantã – Cidade Universitária) transporta em média 1 mil 458 passageiros e na linha 8022, também entre o Metrô Butantã e a Cidade Universitária, atende 1 mil 361 passageiros. Em algumas ocasiões, cada veículo destas linhas chegou a atender 1 mil passageiros por dia. A média em toda a cidade de São Paulo é de 800 pessoas por ônibus.
As duas linhas contam hoje com 18 ônibus e muitas reclamações sobre lotação.
A demanda de passageiros, a maioria universitários, aumentou depois de alterações feitas pela gerenciadora SPTrans, como a extinção das linhas 701U – 10 (Jaçanã – Butantã) e 724 A – 10 (Aclimação – Cidade Universitária), que eram alternativas para quem vinha de outras regiões de São Paulo. Já as linhas 107 P (Mandaqui – Pinheiros) e 107T – 10 (Tucuruvi – Butantã) foram unificadas e a linha 107T-10 passou a atender o metrô, ligando o Metrô Tucuruvi a Pinheiros.
A linha 177 P – 10 (Santana – Butantã/USP) só vai agora até o metrô.
Especialistas defendem a criação de novas linhas a partir de outros pontos da cidade, para também não sobrecarregar o metrô e o aumento de frota das duas linhas da Cidade Universitária , inclusive com a colocação de ônibus maiores, do tipo articulado.
Um abaixo-assinado, com mais de 5 mil assinaturas, foi entregue à SPTrans para melhorar os serviços destas linhas.
A empresa se comprometeu a estudar ações como aumento da frota, mas diz que a lotação também se explica pelo aumento do número de estudantes no início do ano, mas com o decorrer do tempo, ela tende a diminuir por causa da desistência por alguns cursos.
As linhas 8012-10 e 8022-10 também aceitam o BUSP – Bilhete Único da USP, que permite uso gratuito dos estudantes para se locomoverem dentro do campus, o que contribui para a lotação e mostra a necessidade de incremento de frota.
Fonte: por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.(Com informações da Agência Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas