quinta-feira, 11 de abril de 2013

Projeto do corredor de ônibus Cotia – Itapevi foi apresentado em audiência pública.



A Câmara Municipal de Cotia sediou nessa terça-feira(9) uma Audiência Pública para apresentação do Projeto BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano Cotia-Itapevi.
Representantes da EMTU mostraram às autoridades e à população presente como será a implantação do corredor de ônibus que ligará as duas cidades.

O projeto conta com um corredor de 9,4 quilômetros de faixas para ônibus e 17 estações saindo do terminal de Cotia até a estação Engenheiro Cardoso, em Itapevi. De acordo com a EMTU, o trajeto que é percorrido atualmente em 27 minutos poderá ser feito em 19 minutos, otimizando o tempo de deslocamento de um município ao outro.

O Deputado Estadual João Caramez destacou o avanço do transporte metropolitano na cidade de São Paulo nos últimos 18 anos.

Para o Prefeito Carlão Camargo, a questão do transporte público é de extrema importância, pois beneficia a população diretamente em seu cotidiano, tanto na ida e volta do trabalho, quanto nas horas de lazer.
“Em breve, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito abrirá a licitação de transportes, com o objetivo de melhorar o serviço prestado em Cotia”, frisou o prefeito, que também ressaltou sua busca por recursos junto ao governo estadual para readequar o terminal de Caucaia do Alto.

Estima-se que o corredor beneficiará cerca de 70 mil passageiros por dia. O projeto funcional foi concluído em 2012; neste primeiro trimestre de 2013 está prevista a publicação do edital para contratação dos projetos – Básico, Executivo e Licenciamento Ambiental.

A integração se dará com dois terminais: Engenheiro Cardoso, que se integra fisicamente com a linha 8 da CPTM e o Terminal Municipal de Itapevi. Em Cotia, uma reorganização operacional será realizada para receber os veículos denominados Bus Rapid Transit (BRT).
Os veículos serão movidos a combustível biodiesel, ou etanol, os pontos de ônibus contarão com tetos verdes que absorvem água e diminuem a poluição nos recursos hídricos dos locais; células Silva- estruturas que possibilitam o desenvolvimento de árvores promovendo o tratamento de água pluvial; canteiro de chuvas nas calçadas que absorvem água próximo as guias e fachadas; asfalto de borracha e pavimento intertravado.

Estiveram presentes o Prefeito Carlão Camargo, o vice Moises Cabrera Corvelo – Moisezinho, o Deputado Estadual João Caramez, o Secretário de Transportes e Trânsito Silvio Leme, o vereador Fernando Jão (representando o legislativo), o Presidente da EMTU Joaquim Lopes e o Diretor de Gestão Operacional Evandro Losacco, além de secretários, vereadores, lideranças e imprensa local.

 
Fonte: Portal Viva,Fotos: Fau Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas