quinta-feira, 23 de maio de 2013

Metrô não entra em greve nesta quinta-feira. Categoria quer parar dia 28


metrô
Metrô em São Paulo. Operações serão normais nesta quinta-feira. Na segunda-feira, metroviários realizam outra assembleia para decidir possível greve. Foto: Adamo Bazani.
Metrô NÃO entra em greve em São Paulo
Decisão foi tomada em assembleia na noite desta quarta-feira pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo. Outra assembléia vai ser realizada na segunda-feira, 27.
O metrô de São Paulo vai operar normalmente nesta quinta-feira. Não haverá greve nesta quinta-feira, 23 de maio.
A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta quarta-feira na sede do Sindicato dos Metroviários, na zona Leste de São Paulo.
O metrô em São Paulo, somente nas linhas do Governo do Estado, transporta cerca de 4 milhões de pessoas por dia.
As linhas estaduais são Linha 1 Azul (Jabaquara – Tucuruvi), Linha 2 Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), Linha 3 Vermelha (Itaquera – Barra Funda) e Linha 5 Lilás (Capão Redondo – Largo Treze). A linha 4 Amarela (Luz – Butantã) é de grupo particular, Consórcio Via Amarela.
Os metroviários querem reposição salarial de 7,30% e aumento real de 14,16%, acima da inflação.
O Metrô ofereceu aumento de 5,30% nos salários e Vale-Alimentação e Vale Refeição.
No dia 27 de maio, segunda-feira, os metroviários devem fazer uma nova assembleia para discutir eventuais novas propostas do metrô e eventual greve do metrô dia 28.
O Sindicato vai imprimir cerca de 100 mil cópias de uma carta aberta à população com as reivindicações da categoria. O sindicato deve pegar “carona” no anúncio dos aumentos das tarifas de ônibus, trem e metrô e criticar os reajustes para ganhar a simpatia da população.
Na assembleia, foi discutida a possibilidade de “catraca livre” como forma de protesto. Os sindicalistas criticaram a operação PAESE – Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência, quando são colocados ônibus gratuitos para minimizar os impactos em dias de greve.
Os metroviários também estudam realizar uma greve em conjunto com os funcionários dos sindicatos que representam os funcionários da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Em estado de greve, os funcionários devem trabalhar sem uniformes até segunda-feira.

OPERAÇÃO TARTARUGA VELADA:
Nos bastidores, vários trabalhadores falam em “Operação Tartaruga Velada” realizada durante esta semana.
Mesmo quando não havia chuva, que ocorreu de maneira leve e em pontos isolados na Capital, a velocidade foi reduzida. A velocidade de operação também foi diminuída mesmo em trechos onde não estava chovendo ou cobertos.O Sindicato dos Metroviários nega. O Metrô não comentou.

Fonte: , por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas