| Ônibus em SãoPaulo. Haddad vai cancelar licitação |
Número de faixas será de 220 km, maior que o prometido até 2014.
O prefeito Fernando Haddad cancelou a licitação dos serviços de ônibus na Capital Paulista, prevista para este ano.
O certame deveria estar pronto até julho e dividiria o sistema de transportes em três SPEs – Sociedades de Propósito Específico para a concessão (empresas) com contratos de 15 anos e 12 lotes para cooperativas com contratos de 10 anos.
O total de contrattos somaria R$ 46,4 bilhões.
Haddad disse que vai criar um Conselho Municipal de Transportes para discutir como a cidade quer os novos contratos. O Conselho terá a participação de passageiros, políticos, técnicos e representantes de empresas e cooperativas de ônibus.
“Nós não podemos assinar contratos de 15 anos sem participação popular. O momento em que estamos exige a participação da sociedade, eu vou instalar o conselho de transporte público, com a participação dos usuários, do movimento social, junto com os empresários e com o governo, para abrir as planilhas, para que as pessoas tenham consciência dos custos que estão sendo enfrentados, com a presença do Ministério Público para que fique tudo em pratos limpos”, disse ao jornal SPTV, da TV Globo
O cancelamento da licitação, que concentraria ainda mais o sistema,se deu depois de pressões populares quanto à mobilidade na cidade de São Paulo.
Haddad também disse que o número de faixas de ônibus previstas para este ano vai subir para 220 quilômetros. A previsão era de instalação de 150 quilômetros até 2014.
Quanto aos 150 quilômetros de corredores de ônibus, que são espaços que oferecem mais prioridade e velocidade que as faixas, o número será mantido. Haddad anunciou que vai assinar os primeiros contraros dos 66 km prometidos pela gestão de Kassab.
Nós estamos assinando essa semana contratos para a construção de 66 km de corredores de ônibus, que faz parte dos 150 km prometidos em campanha, e determinei à Secretaria de Transporte, instale 220 km de faixas exclusivas, inclusive nas principais vias da cidade. Todas as grandes avenidas de São Paulo vão contar com faixas exclusivas”, afirmou Haddad.
Fonte: por: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas