quarta-feira, 17 de julho de 2013

Grupo discute emancipação de Caucaia.




Na última quarta-feira(10), a reportagem do Portal Viva participou de uma reunião realizada em Caucaia do Alto, para tratar do processo de emancipação do Distrito.
A reunião, a 11ª realizada pelo grupo, contou com aproximadamente 35 pessoas, número que cresce a cada encontro.
Para que todos os processos sejam cumpridos de forma legal, foi criada a Associação Pró Emancipação de Caucaia do Alto, devidamente constituída e registrada em cartório. O grupo pretende levar ao cidadão comum informações sobre a situação atual do Distrito, o que poderia estar melhor e as vantagens da emancipação elevando o distrito à condição de Município, com o maior controle na gestão administrativa, ficando independente de Cotia com estruturas política e orçamentária próprias.
Caucaia possui hoje 56 mil habitantes e gera 1/3 da arrecadação de Cotia, porém segundo os moradores nada ou quase nada é repassado para a região na forma de investimentos.
Nossa reportagem questionou o grupo sobre os motivos do desejo de emancipação. "A idéia é despertar a população para tornar Caucaia do Alto uma cidade com mais educação, segurança, saúde, e melhorar a sua qualidade de vida", responderam. A insatisfação com a atual administração e a sensação de abandono por parte dos políticos foi assunto unânime entre os presentes. "Eles só aparecem no Distrito em época de eleição ou para aparecerem em fotos durante a Romaria", disseram. "Além da grande dificuldade de sermos recebidos pelo Prefeito, vice, secretários e até mesmo vereadores, o administrador regional daqui não tem autonomia para resolver nada e prá tudo temos que ir até Cotia", enfatizaram, dizendo que "Caucaia pode ser uma cidade modelo pela água que tem, disciplinando o uso e ocupação do solo. Esse é um movimento que não é partidário, mas é sim político".
A maior reclamação, segundo os moradores, é a área da saúde. "Ela foi literalmente abandonada, os postos de saúde são precários, falta médicos e não há nenhuma ambulância para atender emergências, obrigando os moradores a utilizarem de meios próprios para procurar socorro médico, já que o Samu também não funciona".
Na área da educação, encabeçam as reclamações a falta de investimento nas escolas, falta de professores, material escolar, uniformes e a péssima qualidade da merenda servida aos alunos. Uma diretora de escola presente na reunião fez várias observações: "Caucaia joga no mercado de trabalho, aproximadamente 1.000 jovens todos os anos. Eles são alfabetizados precariamente, sem nenhuma experiência ou preparação para encarar o mercado de trabalho e acabam virando presas fáceis para o tráfico de drogas, se sujeitando a sub-empregos e com isso, claro, à venda de votos, como aconteceu na última eleição", ressaltou.
O desmatamento desordenado na região também é fator de descontentamento. "Estão destruindo o maior patrimônio da região com loteamentos absurdos com lotes de 120m2 e sem infra-estrutura de captação e tratamento de esgoto, contaminando lençóis de água e jogando a sujeira para dentro de nossas casas. O sentimento é que aqui tudo pode," disseram os presentes.
Outros motivos de insatisfação foram citados, como falta de segurança, de saneamento básico, de geração de empregos e acesso à cultura, além da distância física entre o Distrito e a Prefeitura (cerca de 15 Km).

Emancipação
De acordo com o presidente da associação, essa será a terceira tentativa de emancipação de Caucaia. As outras duas aconteceram em 1992 e 2003.

Para que o processo de emancipação tenha continuidade, serão necessários estudos específicos que mostrem viabilidade econômica e administrativa para criação do município, além de plebiscito que tenha no mínimo 20% dos moradores de Caucaia e 10% dos moradores de Cotia favoráveis à emancipação.

Foi citado o caso de Vargem Grande Paulista, emancipada em 1982 e que hoje tem um orçamento de R$ 100 milhões. "Pelos nossos estudos, Caucaia gera algo em torno de R$ 150 milhões por ano, dinheiro suficiente para garantir a melhoria da qualidade de vida de seus moradores e investimentos em saúde, educação, saneamento básico, segurança, escolas técnicas e muito mais," enfatizou um dos presentes.
Adesivo com Brasão de Caucaia (provisório) pedindo Liberdade Já!


Saiba mais sobre o Projeto de Lei Complementar 416/08 , que dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios. O projeto também estabelece critérios como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito do qual participará toda a população.
Atualmente mais de 800 pedidos estão parados aguardando a aprovação dessa lei.

Fonte: Portal Viva , por: Por Marco Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas