Diante dessa expectativa, os movimentos emancipacionistas se articulam em todo o Brasil. Em Cotia, moradores do Distrito de Caucaia do Alto que neste mês completa 69 anos, se adiantaram e pela terceira vez vão tentar criar a cidade de Caucaia do Alto.
Na segunda-feira (4) foi a vez de moradores da Granja Viana. Um grupo de aproximadamente 40 pessoas se reuniu e criou a Associação pela Emancipação da Granja Viana, sob presidência do advogado Gilberto Capocchi e vice presidência do engenheiro Guenther Sommer.
Segundo Capocchi a convocação para a formação da Associação foi feita por meio de editais publicados nas redes sociais, por e-mail e também enviada para veículos de comunicação.
Praticamente metade dos participantes da reunião eram moradores de Carapicuíba, o que refletiu também na composição da diretoria da associação.
Entre as missões desta comissão, além de agregar adeptos à causa e convencer de que se tornar cidade será a melhor solução para a Granja Viana, caberá a execução de Estudo de Viabilidade Municipal (EVM), conforme determina a lei aprovada pelo Senado.
No EVM deve constar informações técnicas como número de habitantes, de moradores e eleitores, além de informações econômicas e financeiras que dirão se a Granja Viana está ou não apta a se emancipar.
| Moradores moradores formam Associação para emancipar Granja Viana |
Plebiscito
A principal tarefa será antes de tudo definir o que é a Granja Viana. Inicialmente está definida como a área entre os quilômetros 21 e 30 da Raposo Tavares. Mas parte de Carapicuiba (Fazendinha) e Jandira ( Parte da Estrada Fernando Nobre) acabaram sendo incorporados à Granja e esses moradores também esperam fazer parte da nova cidade.
A etapa final desse processo, que pode durar muitos anos - o Distrito de Caucaia, por exemplo tenta se emancipar há mais de 20 anos - será a realização de Plebiscito.
"Inicialmente, o que se pensa é agregar os bairros limítrofes ao da Granja Viana. Alguns, no todo, outros, em parte. O plebiscito deverá abranger todos os municípios afetados. Assim consta do Projeto de Lei que está no Palácio para a sanção da Presidente Dilma", explicou o advogado Gilberto Capocchi. Ou seja, Além de todos os eleitores de Cotia, os de Carapicuíba e Jandira também deverão opinar.
Por que se emancipar?
'Infelizmente quem se separou da Granja Viana e outros bairros foram os
políticos de Cotia", argumenta o presidente da nova Associação. Há
muito a Granja e esses outros bairros necessitam de revisão do
planejamento urbano existente devido a explosão imobiliária até
descabida e, principalmente, desordenada, ocorrida sem que as
autoridades mostrassem preocupação alguma".Capocchi lembra ainda do fator trânsito que ser torna cada vez mais caótico devido ao grande número de novos empreendimentos imobiliário que chegam todos os dias. " Esses fatos, aliados a tantos outros devido a não administração dos bairros, levaram os moradores da Granja Viana pensarem a levar adiante a idéia da emancipação, ideia já antiga. Se os clamores dos moradores desses bairros tivessem sido ouvidos pela Prefeitura de Cotia, a situação poderia ter sido exatamente ao contrário", finaliza.
Granja Viana
Os dados mais recentes da região da Granja Viana foram apresentados em 2009, quando o então Secretário de Planejamento da Prefeitura Benedito Simões, dividiu a cidade em Unidades Básicas de Planejamento (UBPs).
Segundo dados da época, a região, formada por 28 bairros, tinha 20 mil moradores numa área de 14, 66 quilômetros quadrados, aproximadamente 1.315 habitantes por quilômetros quadrado. A maioria dos moradores tinham entre 21 e 59 anos de idade e tinham renda mensal equivalente a mais de 10 salários. (saiba mais.)
Leia também:
Senado aprova criação de novos municípios
Câmara aprova criação de novos municípios. Caucaia está na fila
Primeiro plebiscito para emancipação de Caucaia ocorreu em 1991
Fonte: CotiaTodoDia, por: Sonia Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestão, Reclamações, Elogios, Comentários e Perguntas