Andar de ônibus não é uma tarefa fácil para os
idosos de Taboão da Serra. Eles alegam que são tratados com descaso no
transporte coletivo da cidade e denunciam maus tratos e grosseria de
motoristas do transporte municipal. Toda a frota de transporte
alternativo da cidade dispõe de monitoramento por câmera de vigilância,
mas isso não está impedindo os abusos cometidos contra os idosos no
transporte municipal. Os relatos de abusos são muitos, porém poucos
idosos formalizam denúncia junto à Secretaria de Transporte e Trânsito.
Todos os problemas ocorrem num momento crucial em que o contrato de
concessão do transporte municipal deverá começar a ser discutido, já que
a renovação deverá ocorrer em 2015.
Os idosos constantemente fazem críticas, pois segundo os mesmos
não há como não falar do desrespeito, “Todo o serviço desta empresa
precisa ser revisado, são problemas dos mais diversos, ninguém vê?”,
disse o morador Leonardo Oliveira.
Google imagens Idosos reclamam do tratamento em ônibus do Taboão da Serra |
“Eles parecem não ter amor a própria vida, por isso agem assim desrespeitando”, disse a idosa Magda Alves.
Nem mesmo as câmeras no interior dos ônibus intimidam a audácia
de alguns motoristas, que segundo relatos chegam a discutir com os
passageiros. Por telefone, funcionários da Pirajuçara disseram que os
motoristas passam por treinamentos para lidar com os passageiros, mas na
prática a realidade vivida por quem depende dos coletivos é diferente,
eles parecem não se importar com as gravações, há quem duvide até mesmo
que as câmeras grave alguma coisa.
“Eu acredito que essas câmeras não gravam nada. São apenas
enfeites, porque nem mesmo os motoristas se importam com elas”, disse a
idosa Elvira Lira.
No município existem apenas duas empresas de ônibus, ambas são
operadas pelo mesmo grupo: a Pirajuçara e Fervima. Há algum tempo a
população reclama dos serviços prestados pela empresa, como já divulgado
em outras matérias do Jornal Na Net. Em outras ocasiões, problemas como
a falta de cobrador, sujeira, atrasos e relatos de descasos foram
relatados pela reportagem.
Outro fator que chama a atenção dos usuários é o atendimento do
SAC (Sistema de Atendimento ao Cliente), que segundo eles não funciona,
pelo menos não para reclamações. Sem saída e, sem saber a quem recorrer
para efetuar as denúncias, a população fica de mãos atadas, e sem
solução para os problemas. As queixas surgem diariamente, são
acontecimentos diferentes, e os idosos são os que mais sofrem.
“O SAC, deles é uma brincadeira, não funciona, pessoas que lá
trabalham nada sabem, nunca conseguem esclarecer nada”, critica Raimundo
Silva.
Usuários das linhas circulares que falaram à reportagem, disseram
que pensam em montar uma associação em defesa dos idosos, para colher
reclamações e levá-las a um órgão que possa defendê-los.
“Uma saída que vamos tentar agora é criar uma associação para
tentar fazer algo por nós mesmos não vai adiantar”, disse Regina
Mesquita.
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Taboão da
Serra, Rinaldo Tacola, disse que os idosos vítimas de maus tratos devem
registrar queixa na Ouvidora Municipal ou na secretaria de transportes.
Segundo ele todas as denúncias recebidas são apuradas. O secretário
observou que as imagens de dentro dos coletivos são requisitadas sempre
que ocorrem queixas e disse que elas já ajudaram a solucionar vários
casos.
Fonte: JornalnaNet: por: Por Sandra Pereira e Anderson Dias
Fonte: JornalnaNet: por: Por Sandra Pereira e Anderson Dias
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